Novo Decreto: Sonora amplia restrições devido ao alto número de casos Covid-19

Sonora amplia a partir de hoje (29), as restrições para o enfrentamento do Coronavírus (Covid-19), doença que já matou nove pessoas na cidade somente este mês. Os detalhes foram anunciados pelo prefeito Enelto Ramos da Silva (DEM) na manhã deste sábado (29), em Live no Facebook, durante entrevista à Rádio Cidade FM 87,9.

Acompanhado da gerente de saúde do município Indianara Dantas, durante a transmissão o prefeito pediu a cooperação da população e respeito ao decreto. “Não adianta pedir que as medidas sejam afrouxadas se ninguém faz a sua parte. Vejo pessoas saindo, aglomerando, contribuindo para o aumento do número de casos dessa doença. A nossa equipe de saúde já está exausta, precisamos urgentemente ter consciência do quanto esse momento é delicado. Peço encarecidamente, façam a parte de vocês, respeitem as medidas impostas pelo decreto pois a situação está crítica”, disse o prefeito.

Os bares, conveniências, cafeterias e tabacarias deverão funcionar exclusivamente no sistema delivery ou compre e leve, ficando estritamente proibido o consumo no local. Já as lanchonetes, restaurantes, trailers e afins podem funcionar até às 21 horas, atendendo as regras sanitárias, também com lotação máxima de 50% da capacidade. Esses locais não podem vender bebidas alcoólicas para consumo no local.

As academias e similares a lotação permitida é de apenas 30% da capacidade, com observância das medidas sanitárias, como a limpeza dos aparelhos entre um aluno e outro. Os esportes coletivos, como futebol, estão proibidos.

Nos salões de beleza, casas de estética etc., assim como nos escritórios de profissionais liberais, o atendimento deve ser individualizado, mediante agendamento, sem espera em recepção.

Eventos de qualquer natureza estão proibidos, assim como o funcionamento de casas noturnas e afins. O balneário Por do Sol foi fechado, com acesso liberado apenas ao restaurante. Para aqueles que desejam almoçar no local é necessário realizar previamente agendamento respeitando assim o limite de capacidade que é de 50%.

As regras vigentes já definidas para outros segmentos estão mantidas.
O decreto de nº 958 de 29 de maio de 2021, entra em vigor partir de hoje (sábado) e findará no dia 6 de junho de 2021.

A partir de hoje, o toque de recolher passa a ser das 21h às 5h. Decisão deve ser publicada oficialmente no Diário Oficial do Município que pode ser acessado pelo site da prefeitura: https://sonora.ms.gov.br/v2.