Período de Piracema, proibição da pesca também se aplica no Balneário Pôr do Sol em Sonora

Em todos os rios, córregos e represas no estado do Mato Grosso do Sul está proibido a pesca e serão fiscalizados pela Polícia Ambiental que também utilizarão drones.

O período de Piracema começou no dia 05 de novembro e vai até dia 28 de fevereiro em todos os rios de Mato Grosso do Sul e a prefeitura lembrou que os rio que fazem parte do Balneário Pôr do Sol, o Correntes e o Confusão, também serão fiscalizados pela Polícia Ambiental Estadual durante a proibição.

O prefeito Enelto Ramos, pediu que todos colaborem e destacou que a preservação só tem sucesso com a participação de todos, a população também é responsável por manter preservados os recursos naturais que a cidade possui.

“Temos que nos atentar à preservação e manter o que temos de precioso, assim, podemos ganhar muito mais mantendo vivo os peixes e os rios que temos. Existem várias formas de utilizar os recursos naturais sem agredir o meio ambiente, promovendo pesque e solte, torneios de pesca e festivais voltados a preservação do meio ambiente. A prefeitura já realizou vários eventos para conscientização ambiental no balneário e tem muitos outros para acontecer, como já o campeonato pesque e solte com os caiaques realizado em junho deste ano”, frisou o prefeito Enelto.

COTA ZERO

A cota zero para a pesca amadora tem o objetivo de recuperar os estoques pesqueiros. A proibição vale para o transporte do pescado. Após o fim do defeso, em 28 de fevereiro de 2020, o pescador poderá fazer a prática do “pesque e solte” e até consumir o pescado na beira do rio. Mas se quiser levar um peixe para casa, deverá adquirir um peixe no comércio varejista e levar a nota fiscal e a guia de controle.

Porém, o Ministério Público Federal (MPF) em Corumbá recomendou ao Governo do Estado que suspenda temporariamente os efeitos do Decreto Estadual 15.166/2019, conhecido como Cota Zero, até que se elabore um novo texto.