Planejamento familiar: Mulheres já podem solicitar inserção de DIU

O contraceptivo é de cobre, tem validade de até dez anos e possui eficácia superior a 99%

A Gerência Municipal de Saúde de Sonora está ofertando a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) para as mulheres que buscarem o Programa de Planejamento Familiar. Esse método contraceptivo apresenta eficácia de 99%, a segurança é similar a de uma laqueadura, pode ficar no corpo por até dez anos é disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O objeto em formato de T é inserido no útero e possui duas grandes classificações: hormonal, como o DIU Mirena ou Kyleena, e não hormonal, como o DIU revestido de cobre ou de prata. Para as pacientes atendidas por Sonora, estão disponíveis os de cobre.

É importante destacar que o método é indicado para mulheres que procuram uma solução reversível e não se adaptam ou possuem contraindicações, por exemplo, ao uso de pílulas anticoncepcionais.

Processo

As mulheres interessadas devem ir até o Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Sonora, das 7h às 11h, e procurar a enfermeira Maria Paula para se inscrever no processo. Os médicos recomendam a participação de um grupo de planejamento familiar.

Depois, exames básicos são realizados: preventivo de colo de útero, o Papanicolau, e transvaginal. Com os resultados em mãos, o DIU é colocado pelo médico ginecologista, no próprio CEM, de preferência em dia de menstruação.

É recomendado que a paciente vá acompanhada e um novo exame de imagem seja feito, para o médico ver se a colocação está correta e se o corpo se adaptou com o dispositivo. Tudo agendado pelo SUS.

Planejamento familiar

No Brasil, a política pública que trata do planejamento familiar é regida pela Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, e define o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.

Com o intuito de diminuir os índices de gestação não planejadas e reforçar as ações de sexualidade responsável e planejamento familiar por parte dos brasileiros, são disponibilizados diversos tipos de métodos contraceptivos: pílula hormonal combinada, minipílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, diafragma e dispositivo intrauterino de cobre.