Prefeitura adquire testes psicológicos para atender crianças e adolescentes no Posto Central

Comprometida com a qualidade de vida dos cidadãos e em busca de melhorias no atendimento em saúde mental de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Sonora, através da Gerência Municipal de Saúde, adquiriu recentemente, dezenas de testes para avaliação psicológica de desenvolvimento infanto-juvenil.

Por meio da aplicação de testes psicológicos, é possível avaliar diferentes características do paciente, como por exemplo: desenvolvimento da aprendizagem, memória, atenção, inteligência, agressividade, entre outras.

Os testes psicológicos possuem métodos padronizados e serão realizados por profissionais de psicologia com vasto conhecimento teórico que auxiliarão na distinção de comportamentos para que o médico especialista possa apresentar um diagnóstico mais preciso e então, empenhar alternativas de intervenções necessárias para estimular o desenvolvimento do avaliado.

De acordo com a gerente de Saúde, Indianara Dantas, esse é mais um investimento da Administração em prol da qualidade do serviço de saúde mental no município. “Antes, para atendimento médico voltado ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que comprometem o desenvolvimento psicossocial, era necessário acionar a justiça para então conseguir auxílio financeiro para a realização de exames. Com a aquisição desses testes, será tudo mais fácil e prático e rápido para as famílias sonorenses”, pontuou.

“Com a avaliação podemos ter uma ideia de quais aspectos entre aprendizagem, compreensão verbal, raciocínio lógico, e maturidade cognitiva, apresentam alterações”, explica a psicóloga Franciele Sivieiro, pós-graduada em Saúde Mental e Atendimento Psicossocial pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul e Fiocruz, há 10 anos.

Para Sivieiro, esses testes são de suma importância na busca pela compreensão do perfil analisado. “Quando uma criança ou adolescente apresenta alterações como atraso da fala, dificuldade de aprendizagem, comportamentos não compatíveis com a idade cronológica, sinaliza que existe a necessidade de uma avaliação e o teste vai nos ajudar muito nessa questão”, explica.

O serviço será oferecido pelos psicólogos Divaldo de Abreu Júnior e Franciele Sivieiro, no Posto de Saúde Central, mediante agendamento de consulta médica que pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O Posto Central fica na Rua Pres. Getúlio Vargas, nº 126.

A gerente de Saúde, Indianara Dantas, o prefeito Enelto Ramos e a primeira-dama Adenir Franco participaram da entrega dos testes à Unidade de Saúde Central. Também acompanharam a entrega as vereadoras Vera Dantas e Flávia Vasconcelos.