Prefeitura anuncia construção do Laboratório Municipal de Sonora

O prefeito Enelto Ramos da Silva, assinou na manhã desta quarta-feira (5), o Termo de Autorização que consente o início imediato da obra de ampliação e reforma visando a instalação do Laboratório Municipal de Sonora.

Serão investidos R$ R$ 597.256,47, e a previsão é que a obra seja concluída até o aniversário de 34 anos da cidade, no dia 3 de junho.

Para equipar o Laboratório com instrumentos e objetos de última geração, o deputado estadual Marcio Fernandes, destinou emenda no valor de R$ 150 mil através de articulação da vereadora Vera Dantas, que, ao identificar a necessidade da população, fez a solicitação ao parlamentar.

Atualmente, a demanda de pedido de exames em Sonora é de 2.500 por mês e são realizados os seguintes exames de rotina: hemograma, urina – EAS, fezes – EPF, glicemia, colesterol total e frações, triglicerídeos, ureia, creatinina, TGO, TGO, Ácido Úrico, TSH e PCR. Os pedidos são feitos nas ESF’s e encaminhados para a Regulação do município que após análise, encaminha para os laboratórios parceiros.

Quando estiver em funcionamento, o Laboratório Municipal fará todas as coletas e análises clínicas de amostras e a disponibilização de laudos de exames dos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do Município.