Prefeitura começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos com comorbidades

A Prefeitura de Sonora, por meio da Gerência Municipal de Saúde, dará início nesta quinta-feira (20), à vacinação de crianças contra a Covid-19, na Estratégia Saúde da Família (ESF) 4, no bairro Vista do Lago.

Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças de 5 a 11 com comorbidades. A vacinação começará às 17h e irá até às 20h.

O começo dessa nova etapa da campanha representa também mais um passo para superar a pandemia de coronavírus na cidade, com a ampliação da parcela da população protegida. A previsão é a de que aproximadamente 3 mil crianças entre 5 e 11 anos sejam imunizadas na cidade, de acordo com calendário escalonado por idade, que deve ir até a primeira quinzena de fevereiro.

Serão ministradas duas doses com intervalo de oito semanas da primeira para a segunda dose. O imunizante é o da Pfizer pediátrica.

De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Jéssica Santos, a vacinação das crianças deve ocorrer toda quinta e sábado de acordo com a disponibilização de doses pelo Estado. “Iremos vacinar nesses dias somente as crianças, seguindo os protocolos de segurança corretamente e respeitando todas as medidas”, ressaltou a profissional da saúde.

Ainda de acordo com a coordenadora de Imunização, toda a equipe que atuará na vacinação das crianças, receberam treinamentos e capacitação ministrados pelo Laboratório da Pfizer e também pela Secretaria Estadual de Saúde. Foi fornecido aos profissionais material de leitura para apoio e consulta.

A imunização contra a Covid-19 é comprovadamente segura na prevenção do agravamento da doença. Nas crianças, a eficácia da vacina alcança 90,7% uma semana após a segunda dose. Crianças com deficiência e/ou comorbidades têm prioridade e podem ser imunizadas a qualquer momento, independentemente da idade, desde que tenham entre 5 e 11 anos.

Os pais ou responsáveis devem levar o laudo médico que ateste a comorbidade da criança e portar documentos pessoais. É obrigatório o uso de máscara no local de vacinação.