Projeto atenderá crianças no período de férias, cujo os pais comprovadamente trabalham.
A prefeitura municipal através de políticas públicas visa contemplar as crianças das famílias trabalhadoras com o projeto socioeducativo: Férias- Brinquedos e Brincadeiras, Cantar e Recriar. Este projeto foi idealizado juntamente com a Gerência Municipal de Educação em acordo com o Conselho Municipal de Educação e o Poder Legislativo Municipal. O projeto visa atender as crianças com idade de 0 a 3 anos no período de recesso escolar, que já estão inseridas a Rede Municipal de Educação Infantil – Creches.
Levando em consideração que muitas famílias não têm como conciliar a sua jornada de trabalho com as suas obrigações familiares diárias, as políticas públicas educacionais do município de Sonora buscam através do Projeto Férias conciliar as atribuições da família e do Estado, garantindo assim dois direitos fundamentais da criança: o direito a convivência familiar e o direito à educação.
O projeto visa também proporcionar a integração das crianças em seu período de férias através de atividades recreativas que visam estimular a fantasia, o brincar e o recriar através da ludicidade e metodologias ativas que contemplem a faixa etária da criança.
O prefeito Enelto Ramos disse que buscou junto a gerencia de educação uma maneira de amenizar este problema que a família enfrenta em período de férias, assim foi elaborado o projeto pela gerência de educação com apoio do conselho municipal de educação e da Câmara de Vereadores.
As matrículas serão realizadas na Gerência Municipal de Educação, Cultura e Lazer, localizado na Rua Da Alegria, nº42, Bairro: Centro, de 18 a 22 de novembro das 7 às 11 horas.
Para a efetivação da matrícula faz-se necessário as seguintes documentações xerocopiadas:
Certidão de Nascimento ou RG da Criança; Comprovante de Residência; CPF da Criança; RG e CPF do Responsável; Cartão de Vacina e Cartão do SUS; Carteira de Trabalho ou declaração do empregador devidamente autenticada em cartório tanto a do pai quanto a Mãe ou Responsáveis; Declaração de Autorização de matrícula no projeto devidamente assinado pela secretaria ou pela Direção da Escola.
Segundo a Gerência de Educação, a matrícula no projeto não garante rematrícula e nem prerrogativa de vaga na Educação Infantil- Creche.