Prefeitura de Sonora investe no atendimento fisioterapêutico pós-hospitalar de pacientes da covid-19

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, os profissionais da saúde se colocaram na linha de frente para cuidar das pessoas que adquiriram a doença. Hoje, ao completar pouco mais de um ano de pandemia, a importância dos profissionais da saúde se tornou ainda mais importante.

A procura pelos serviços de Saúde tem aumentado consideravelmente e assim como as outras áreas clínicas os serviços fisioterapeutas também teve um expressivo aumento pela necessidade do acompanhamento fisioterapêutico durante de depois do tratamento da covisd-19.

Os profissionais da fisioterapia tiveram que se adaptarem para essa nova realidade, não apenas para ampliar o atendimento, mas pensando em levar mais conforto e bem-estar aos pacientes e ao mesmo tempo observando a auto proteção contra o coronavírus.

Pensando nisso o município de Sonora tem investido na área de fisioterapia e conta com uma equipe de três profissionais que atendem a zona urbana e também a zona rural. O atendimento na cidade é realizado em uma ala própria no ESF – 1, onde conta com modernas e confortáveis instalações com equipamentos de ponta para auxiliar no tratamento de pacientes que sofreram lesões acidentais, sequelas de doenças ou deficiências congênitas.

O Atendimento como da pequena Isabela de apenas três anos acontecem uma vez por semana, a mãe Isabela, Bruna Carolina de 29 anos disse que há dois meses veio de São Gabriel do Oeste para morar em Sonora, ela falou que o atendimento no sistema de saúde em Sonora tem muita qualidade e que é muito melhor que outras cidades que ela morou.

A Dra. fisioterapeuta Carla Wathier, disse que no início da pandemia os números de atendimento diminuíram, os pacientes não tinham muitas informações sobre a covid-19 e preferiam adiar as sessões, mas agora os atendimentos já estão normalizados.

Seja como parte da equipe de atendimento nas unidades de terapia intensiva ou trabalhando na recuperação do paciente pós-internação, o fisioterapeuta é um profissional de fundamental importância para o sucesso do tratamento dos pacientes com Covid-19.

Segundo a Dra. Carla, a atuação do fisioterapeuta contribui para evitar complicações cardiorrespiratórias em indivíduos internados e também para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença.

No atendimento pós-hospitalar, ele é responsável por indicar exercícios e procedimentos terapêuticos para fortalecer a musculatura respiratória e periférica, tanto de quem acabou de sair da UTI quanto de quem está se recuperando em casa.

A equipe da saúde municipal que atende na área fisioterapeuta é composta pelas doutoras Carla Wathier e Jackeline Michele atendendo no PSF e Dayane Cristina atendendo os pacientes domiciliares. No assentamento Carlos Roberto Soares de Melo, o atendendo acontece nas quintas-feiras.