PREFEITURA, DETRAN-MS E POLÍCIA MILITAR IRÁ FAZER OPERAÇÃO PARA ORIENTAR SOBRE RESOLUÇÃO CONTRAM PARA MOTOFRETISTAS

A prefeitura de Sonora através do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes – DETRAT juntamente com o DETRAN-MS e a Polícia Militar de Sonora estão trabalhando aumentar a segurança no trânsito nas vias públicas do município.

Uma preocupação da administração municipal juntamente com esses órgãos é com as atividades desenvolvidas com motocicletas, principalmente com os motofretistas (trabalhadores que utilizam motocicletas para realizar entregas).

Segundo o diretor do DETRAT, essa atividade mostrou a grande importância nesses tempos de pandemia e com o reconhecimento de grande parte da sociedade que hesita em sair casa ou do local de trabalho quando necessita de algum serviço recorre aos motoboys para a entrega ou recebimento de mercadoria.

Porém essa atividade tem aumentado bastante e o número de entregadores cresceu, com isso vem também os riscos no trânsito, e algumas regras de segurança estão sendo negligenciadas pelos condutores dessas motos usadas para entrega.

O Departamento Municipal de Trânsito e Transportes – DETRAT juntamente com o DETRAN-MS e a Polícia Militar, estão estudando medidas para promover ações conjuntas para orientar a atividade e fazer cumprir a resolução do CONTRAN número 410 de 02.08 de 2012.

Essa resolução regulamenta os cursos especializados obrigatórias destinados a profissionais em transporte de passageiros (mototaxista) entrega de mercadoria (motofretista) que exerce atividade remunerada na condição de motocicletas e motonetas.