Prefeitura e Polícia Militar de Sonora formam 45 alunos do Projeto Patrulha Mirim

O evento foi realizado no último dia (8) e contou com a presença de diversas autoridades locais

Na última semana, a Prefeitura de Sonora e o Batalhão da Polícia Militar apresentaram os formandos do Projeto Patrulha Mirim. Presente no município desde 2019, esse trabalho é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, que também se destacam na escola.

O Projeto Patrulha Mirim é resultado da parceria entre a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e o município, por meio das Gerências Municipais de Educação e de Assistência Social e Trabalho. São atendidas crianças e adolescentes, na faixa etária de 9 a 17 anos.

A turma, que se formou agora, conta com o efetivo de 45 alunos, divididos em dois pelotões, cada um em um período. O projeto possui estrutura disciplinar hierarquizada semelhante à da PM, que busca fazer com que o patrulheiro seja promovido de acordo com o seu aproveitamento e desempenho nas disciplinas, somado ao seu rendimento escolar e comportamento.

Para a gerente de Educação, Clotilde Castro, a participação dos alunos se tornou de grande importância para o desenvolvimento escolar. “Nossas crianças precisam de atividades para preencher o período que não estão na escola, o contraturno. Por muito tempo essa foi a preocupação dos pais, mas a Patrulha Mirim é um exemplo de trabalho que veio para impactar positivamente a vida deles, que resulta em bom comportamento e bom desempenho escolar”, destaca a gerente.

Já o prefeito Enelto Ramos lembra que os ensinamentos, que as crianças e adolescente tiveram no curso, vão refletir por toda a vida. “Projetos como esses trazem resultados para toda a vida das pessoas. Esses jovens aprenderam sobre disciplina, companheirismo, respeito e dedicação. Isso vai, com toda certeza, refletir no amadurecimento profissional e pessoal deles”.

É importante destacar que sete dos patrulheiros se tornarão graduados mirins por merecimento atingindo os melhores rendimentos escolares, os quais serão colocados à disposição da sociedade como exemplos a serem seguidos pelos demais alunos, patrulheiros e adolescentes sonorenses.

A cerimônia também contou com a presença da professora do Projeto Sandra de Paula; do professor Ed. Física do Projeto, Francisco Coelho; dos instrutores de 1º Socorros, enfermeiros Josefa, Sabino e Everton Yoscabak; dos instrutores de Buscas e Salvamentos, os sargentos do Corpo de Bombeiros Silva Neto e Luciclei; do Proprietário da fazenda São Bento, Ricardo; do gerente da fazenda São Bento, Marcos Roberto Bispo; do 1º sargento da PM Cláudio; 3º sargento da PM Cabreira; cabo da PM Parode.

Clique aqui e veja todas as fotos do evento