Prefeitura encaminha enfermeira para capacitação sobre tuberculose em Campo Grande

A prefeitura municipal de Sonora está com uma programação de capacitação para os profissionais para enfrentamento de doenças contagiosas, e diagnósticos precoce.

Nesta quinta e sexta-feira (05), a gerência de saúde, encaminhou enfermeira Simone que atende na atenção básica, para participar da capacitação em manejo clínico da Tuberculose em Campo Grande. A capacitação faz parte das ações de vigilância, prevenção e controle da doença coordenado pela Gerência Municipal de Saúde de Sonora.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, cujo agente etiológico é Mycobacterium tuberculosis, podendo instalar em qualquer órgão, porém, o pulmão é o local mais escolhido por este agente. O processo saúde doença tem estreita relação com determinantes sócio, econômico e cultural, por este motivo a doença está sendo considerada pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública.

Com isso, a preocupação da prefeitura municipal é capacitar os profissionais para garantir o enfrentamento, com os profissionais tendo a compreensão da doença e de seus condicionantes, a prevenção, a identificação precoce dos casos, o controle da doença.