Formação continuada faz parte do plano de estruturação da gerência de educação
Através do programa de formação continuada e apoio a educação, a Prefeitura Municipal de Sonora, formou na noite desta quarta-feira (27), 47 alunos no curso de interprete de Libras, a linguagem de sinais oficial de comunicação para surdos, que teve duração de três meses. Desde de sua implantação no início do ano já formou mais de cem pessoas como interprete que atuarão no setor público e privado, tudo custeado pela gerencia de educação da prefeitura de Sonora.
Os interpretes podem atuar em várias áreas do poder público, comércio e indústria, intermediando a comunicação entre os surdos e os não surdos. O objetivo principal é a socialização das pessoas com deficiência auditiva na sociedade, levando cada vez mais a linguagem de sinais para dentro das escolas e do comércio.
De acordo com a coordenadora do curso, Clotilde Souza, Sonora está saindo na frente e se preparando para o futuro com a inclusão da língua de sinais com o curso de interprete. “Graças ao prefeito que autorizou a implantação do curso no início do ano, conseguimos formar mais de cem pessoas, entre elas, professores, comerciantes e religiosos. Assim conseguimos dar mais qualidade de vida e interação as pessoas surdas. Sinto-me feliz por fazer parte deste projeto e ver que já está tendo resultados em várias áreas da sociedade”, frisou Clotilde.
O presidente da casa de Leis, vereador Raphael de Lemos, destacou que esta formação é uma forma de acessibilidade especial e que isso é mérito do poder público municipal. “Este é um trabalho de extrema importância para as pessoas surdas, faz com que a desigualdade seja banida e o princípio da igualdade seja plena, por que temos que tratar todas as pessoas com igualdade e respeito e somente ações como esta poderá trazer a conscientização disso, levando para as escolas ou em qualquer outro setor da sociedade a capacitação social e de inclusão. Parabéns as formandas que iniciaram e conseguiram chegar até o fim da jornada, demonstrando comprometimento com a educação no seu contexto geral, para si ou para o próximo”, destacou Raphael.
A gerente de educação Graziele Souza da Luz comentou que já é a terceira turma e que esta foi especial, por ter tido a participação de pessoas do comercio. “Além de todo ponto positivo da inclusão que o curso oferece, traz também uma melhor qualidade no ensino do município e isso nos deixa muito feliz”, disse.
O prefeito Enelto Ramos, disse que a formação continuada dentro da educação foi sempre o ponto importante de sua administração, dando melhores condições de trabalho aos professores, funcionários e aos alunos mais qualidade no ensino na escola. “Este é mais um projeto que nos deixa orgulhoso, trazendo a inclusão social e igualdade para todos independente de sua condição física. Nossa educação está de parabéns e no rumo certo para a colheita de bons frutos no futuro. Parabéns a coordenadora Clotilde, a gerente Graziele e em especial aos formandos, que buscaram se capacitar e a melhorar suas funções em atendimento a sociedade, seja no setor público ou no privado”, concluiu Enelto.