Previna-se: MS registra 1.475 casos novos de HIV/Aids em 2022

Outras ISTs apresentaram crescimento entre janeiro e dezembro, como é o caso da sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê

A Gerência Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), iniciou a campanha ‘Desenrola, Veste e se joga no Bloquinho’ de prevenção às ISTs para o Carnaval. Em Sonora, serão disponibilizados preservativos femininos e masculinos, além disso, qualquer cidadão pode solicitar os testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Conforme o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), entre janeiro e dezembro de 2022, foram registrados 1.189 casos novos de HIV e 286 casos de Aids em Mato Grosso do Sul. Ainda no mesmo período foram registrados 2.769 casos de sífilis adquirida e outros 1.320 casos de sífilis congênita (quando passa da gestante para o bebê). Também foram registrados, de janeiro a dezembro de 2022, 247 de casos de hepatites virais.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que mais de um milhão de pessoas adquirem uma IST diariamente e que cerca 500 milhões de pessoas adquiram uma das IST curáveis – gonorreia – Neisseria gonorrhoeae, clamídia – Chlamydia trachomatis, sífilis e tricomoníase a cada ano.

Para atender as demandas e reforçar a prevenção dos foliões no período de prévias carnavalescas e durante a festividade de Carnaval, Sonora recebeu 7.200 unidades do modelo masculino e 200 unidades da feminina. Além de 1.100 testes de rápidos de HIV/Aids, hepatite C, hepatite B e sífilis.