Fotos Ass. Com.

Na manhã desta terça-feira 24, aconteceu a cerimônia da certificação dos alunos que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) 2019. O Evento foi no salão paroquial e contou com a participação dos familiares dos alunos formandos, dos professores e diretores das escolas do ensino básico no município, da Patrulha Mirim sob o comando do 3º Sargento PM Robison Lima da Cruz em Sonora.

 

A certificação destinou-se a conclusão da aplicação do PROERD aos alunos do 5º ano das escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino fundamental durante o primeiro semestre de 2019 no município de Sonora. Formaram 300 alunos, numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Sonora, Polícia Militar do estado de Mato Grosso do Sul, Ministério Público Estadual, Conselho de Segurança do municipal e a empresa Engie, que tiveram como instrutor o Sd. PM Romário Candido Martins.

O programa educacional de resistência às drogas e à violência (proerd) é uma ferramenta de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por policiais militares, visando ensinar nossas crianças a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes, tem como modelo um programa criado pela polícia de Los Angeles, nos EUA, com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, denominado DARE (Drug Abuse Resistence Education) com objetivo de propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia nessa questão do uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado a nossa realidade.

 Os instrutores são exclusivamente Policiais Militares que são criteriosamente selecionados e com curso de formação para instrutor, preparados para trabalharem com crianças da pré-escola e anos iniciais, 3° e 4º ano, e com crianças do 5º ano do ensino fundamental, adolescentes do 7º ano e pais.

Participaram da solenidade o prefeito Enelto Ramos, os gerentes municipais da Educação, Graziele Souza da Luz, de Obras, Antonio João, da Assistência Social Ivan Cristino e da Saúde Ivana Paião, o Tenente PM, Naercio Calvi Cardoso, promotor de justiça da comarca de Sonora, Adriano Barroso da Silva, o presidente da Câmara Municipal de vereadores, Raphael de Lemos, os vereadores, Fábio Sinuca, Francisco Deuzimar, a vereadora Daniela Viana, a representante do Conselho de Segurança de Sonora, Osana Fonseca, o representante da Engie Energia Brasil, Marco Túlio, o 3º Sargento PM Robison Lima da Cruz e os instrutores de PROERD de Coxim, Cabo PM Célio Roberto e a Soldado PM Driele Dias.

O promotor Adriano Barroso, disse que participar de um evento de formatura dessa espécie, traz um sentimento de renovação, já que no dia a dia do trabalho na promotoria, trata-se com grande número de atos infracionais relacionados com drogas, e ver crianças engajadas em um projeto tão importantes como o PROERD, é um sentimento de esperança em que a juventude de Sonora conseguirá enfrentar e se livrar dessa ameaça que é o envolvimento com as drogas.

O Comandante do 2º Pelotão da PM de Sonora, 2º Tenente Naercio Calvi, agradeceu o apoio e dedicação dos instrutores e parceiros do PROERD, a prefeitura, às escolas, professores, diretores, às famílias e a todos que estiveram envolvidos no projeto, o Tem. Calvi ressaltou que a prefeitura na pessoa do prefeito Enelto, assim como o presidente da câmara Raphael, tem dado total apoio aos projetos referente à proteção das crianças e jovens.

O prefeito Enelto Ramos, que apesar da conjuntura dos municípios não serem confortáveis, Sonora está investindo em projetos sociais como PROERD, Bom de Bola Bom de Escola, Patrulha Mirim, entre outros, o prefeito disse que investir nas crianças, é preparar o cidadão de bem do amanhã. “É muito gratificante ver um número tão grande de crianças envolvida e comprometidas com atividades sadias, isso vai resultar na sociedade que queremos, um povo ordeiro, trabalhador e próspero”.

Galeria de imagens