Projeto Geração Amiga participa de palestra sobre enfrentamento a violência contra o idoso em Sonora

A palestrante abordou vários tipos de violência contra o idoso e suas consequências perante a Lei

Os idosos do serviço de fortalecimento de vínculos, Programa Geração Amiga mantido pela Prefeitura Municipal de Sonora, nesta segunda-feira (17) participaram de uma palestra sobre o Enfretamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, o evento foi uma parceria com o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).

 

Cerca de 80 idosos do programa participaram da palestra com psicóloga Vanessa Santos Pereira, do CREAS, que falou sobre os tipos de violência contra o idoso, passando pela verbal, física e uma das mais comuns, a psicológica, também receberam uma cartilha ao qual puderam levar para casa e ler com mais calma.

 

O encontro realizado pelo CREAS, foi em respeito ao Dia Nacional de Enfrentamento a Violência Contra o Idoso, que foi instituído no Brasil como todo dia 15 de junho, neste dia, diversas ações são desenvolvidas abordando a temática, orientando os idosos a se defenderem denunciando estes tipos de abuso dentro e fora de seus lares.

 

Foi entregue aos participantes um folheto informativo com um violentômetro, que mostra o grau da gravidade da violência e suas consequências. As agressões verbais, psicológica ou física podem levar de seis meses a 12 anos de cadeia, além de multas. As mais leves que levam de seis meses a um ano de reclusão e são para aqueles que praticarem ofensas, piadas, mentir, enganar, ridicularizar, xingar, chantagens e outros.

Entre os delitos mais graves que levam a cadeia de 4 a 12 anos de reclusão, está a apropriação indevida de senhas e cartões, agredir, confinar, ameaçar, forçar sexualmente, causar lesão, mutilar, matar e outros.