Projeto Pais Presentes promove criação afetuosa com apoio psicológico

Reuniões serão realizadas no CEM de Sonora a cada 15 dias e é aberta para toda população

Para fomentar relacionamentos parentais saudáveis e afetuosos, o setor de psicologia da Atenção Primária da Gerência Municipal de Saúde de Sonora iniciou o Projeto Pais Presentes. Serão realizadas reuniões com o objetivo de levar um estilo familiar mais afetuoso e menos estressante, com objetivo de prevenir os comportamentos desadaptativos e outras demandas de saúde mental.

O Projeto foi idealizado pelo psicólogo e psicopedagogo do Centro de Especialidades Médicas, Divaldo C. Abreu Junior. Ele explica que essas reuniões serão voltadas para pais e filhos, que podem participar juntos ou individualmente, e tem como principal objetivo prevenir possíveis problemas emocionais causados por questões que podem ser solucionadas com ajuda profissional.

“Comportamentos desadaptativos são as queixas clínicas de algum problema emocional que ocorrem. Então, o grupo é uma forma de prevenir esses possíveis problemas. Uma ideia de disseminar uma prática cultural para que os comportamentos aprendidos não fiquem limitados aos grupos, que esses comportamentos possam criar asas e chegar o mais longe possível”, destaca Divaldo.

Para a psicóloga responsável pelo setor de Saúde Mental do município, Franciele Siviero, as relações familiares estão cada vez mais prejudicadas, refletindo no comportamento fora de casa, sendo de total importância ações que colaboram para o bem-estar das pessoas em suas casas.

“Sabemos que infelizmente as relações familiares são desestruturadas e disfuncionais. São um dos fatores determinantes do adoecimento mental e problemas psicológicos. Então, ter a possibilidade de ofertar um ambiente onde os pais podem desenvolver suas habilidades sociais para exercer a função de cuidadores e educadores é fundamental para prevenir problemas de saúde mental no futuro. A Saúde mental na atenção primária tem esse objetivo, prevenir os agravos”, reforça Franciele.

As pessoas interessadas em participar das reuniões devem procurar a estagiária Sophia Rodrigues Feitosa no CEM, na Rua Imigrantes, n° 693, no período da manhã.