Projetos de incentivo a leitura nas escolas de Sonora são premiados pela Engie

Professores idealizadores receberam um notebook e R$5 mil para continuarem com o projeto

Dois projetos de incentivo à leitura, realizados em escolas da Rede Municipal de Ensino de Sonora, foram contemplados no “Prêmio Educador Engie”, promovido pelo Grupo Engie de Energia Elétrica. A ideia desse reconhecimento é destacar experiências educativas inovadoras e inclusivas que colaborem na melhoria do desempenho dos estudantes nas disciplinas de português e matemática.

Segundo a Engie Brasil Energia, “a educação tem poder de transformação social, por isso investe em programas voltados para melhorar as condições de aprendizado”. Ao todo, 25 projetos foram contemplados com o prêmio, onde o professor idealizador recebeu um notebook para uso pessoal e R$5 mil para continuar com o projeto.

Desses 25, do Brasil inteiro, dois vieram para Sonora!

O primeiro é o “Leitura de Milhões”, desenvolvido com os alunos na Escola Municipal José Guilherme Farinon. pela professora Joice Viana. Foram montadas três maletas, que em forma de rodízio, passavam um tempo com o aluno. Quando todas as crianças terminavam de ler, uma roda de leitura era feita e atividades de conhecimento linguístico desenvolvidos.

“Acredito que o maior desafio seja com o material, pois preciso de livros iguais para poder mandá-los simultaneamente para casa das crianças. As turmas são numerosas, e às vezes um ou outra falta, então preciso que todos peguem a maleta um dia, para assim seguir com as atividades que proponho. Os livros usados são de uso da biblioteca e normalmente não temos livros repetidos”, explicou a professora Joice.

O recurso será utilizado para custear a compra dos materiais, como o cartão de leitura e os adesivos, as maletas de leitura personalizadas, as cédulas, os chocolates de moedas e livros infantis que será ofertado para todas as crianças no final da apresentação.

Já o segundo premiado foi o projeto “Leitura Semear”, aplicado pela professora Marisa de Almeida, na Escola Municipal Irmã Araldi Kohl, localizada na zona rural de Sonora. A ideia principal é que o aluno escolha um livro e depois desenvolva, em folha de papel cartão, as principais características e ilustrações sobre o livro escolhido.

“O maior desafio é encontrar livros adequados para leitura, pois o acervo da biblioteca da escola é bem reduzido devido à falta de espaço adequado. O recurso será utilizado para custear uma TV/Monitor e uma Impressora para a sala de tecnologia para auxiliar os alunos em suas pesquisas”, destaca a professora Marisa.

Isso mostra que a educação pública de qualidade é possível!