Projetos sociais da Prefeitura proporcionam inclusão, qualidade de vida e bem-estar a crianças, gestantes e idosos

Geração Alegria, Mamãe Leoa e Geração Amiga, promovidos e mantidos pela Assistência Social e Trabalho de Sonora, atendem cerca de 270 famílias

A Prefeitura de Sonora, por meio da Gerência Municipal de Assistência Social e Trabalho, retomou na última semana, as atividades dos projetos sociais Geração Amiga, Mamãe Leoa e Geração Alegria. Ao todo, cerca de 270 famílias são assistidas pelos projetos que funcionam no Complexo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Para quem não conhece, o Geração Alegria atende 90 crianças, que no contraturno da escola preenchem o tempo com muito aprendizado lúdico, brincadeiras e atividades que complementam o desenvolvimento educacional.

O Mamãe Leoa possui 25 gestantes inscritas. O projeto tem o objetivo de preparar as futuras mães para uma nova fase da vida, com cursos para o momento do parto e pós-parto, além de auxiliar as mulheres em situação de vulnerabilidade a adquirir roupas e produtos de higiene para o bebê.

E por fim, o Projeto Geração Amiga vem mudando a história dos idosos sonorenses. Esse ano, conta com 160 inscritos, que são acolhidos todas as terças e quintas-feiras, das 7h30 às 10h30. O projeto oferece atividades importantes para a inclusão social dos anciãos, que tanto contribuíram para o desenvolvimento do município.

Para a primeira-dama de Sonora, Adenir Franco, o acolhimento das pessoas por meio dos projetos sociais do Governo Municipal, reforçam a preocupação e o cuidado da gestão com a comunidade. “Essa é a marca dessa gestão, a atenção com as pessoas, com o social. Para nós é muito gratificante poder contribuir com as mãezinhas, com os idosos e com as crianças. Oferecer qualidade de vida, bem-estar e momentos de descontração a eles, de muitas formas também nos preenche e nos traz alegrias”, ponderou a primeira-dama, madrinha dos projetos sociais do município.

De acordo com a gerente de Assistência Social e Trabalho, Calinca Lazzarotto, os projetos são fundamentais para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. “Além das atividades de artesanato, danças, roda de conversas, esporte, recreação em piscina e banda de percussão, esse ano contaremos com a inclusão do Programa Ciranda; um projeto que contará com maestros de Cuiabá e Rondonópolis, que ministrarão aulas instrumentais como: violão, violino, flauta doce, saxofone, dentre outros”, destacou.

Interessados em participar dos projetos devem comparecer no CRAS, que fica na Avenida Edson Aparecido Fernandes de Campos, n° 1391, das 7h às 11h e das 13h às 17h.