Psicólogos realizam tratamentos das psicopatologias, e auxiliam com apoio na busca do bem-estar emocional em Sonora

Por estarmos vivendo um período pandêmico, nos encontramos num momento de fragilidade emocional e neste momento é importante ter acesso a um suporte Psicológico para lidar com seus conflitos.

Neste período de um ano de pandemia da covid-19, a rede de saúde do município teve um aumento do número de atendimentos em Saúde Mental. Os índices de queixas de ansiedade na população geral, estresse pós-traumático em pacientes que passaram por isolamento e os que tiveram sintoma médios e graves, além do impacto do luto gerado pelas perdas de entes queridos. Essa demanda também passou para o atendimento dos psicólogos da equipe de Saúde Mental do município.

Os psicólogos trabalham com método de avaliação e tratamento das psicopatologias, também é direcionado à compreensão e resolução de problemas em diferentes camadas do comportamento humano. A grande maioria dos psicólogos trabalha com algum tipo de terapia, seja na psicologia clínica ou no aconselhamento psicológico.

No município de Sonora, o atendimento psicológico é gratuito e as consultas duram torno de 30 a 50 mim, de acordo com cada caso, na cidade acontecem no Posto de Saúde Central, já no Parque Novo Horizonte o atendimento é no ESF José da Silva – Polo e no Assentamento Carlos Alberto Soares de Melo, no ESF José da Silva – Extensão.

A demanda é livre, e não é necessário encaminhamento médico, os agendamentos podem ser feitos na recepção da unidade de saúde de acordo com a disponibilidade de horário dos profissionais e vagas disponíveis.

No Parque Novo Horizonte (Chapadão), o atendimento acontece às quartas-feiras e as quintas-feiras no assentamento. Os interessados em passar por consulta psicológica na área rural do município devem procurar a Enfermeira Poliana ou Técnica Nancy para fazer agendamento.

Os atendimentos Psicológicos são realizados pelo Psicológico Divaldo e a Psicóloga Franciele, os atendimentos são individuais tanto para crianças acima de 10 anos quanto para adolescentes e adultos.