Rede Municipal de Ensino promove aulas educativas sobre o combate à dengue

Diversas atividades e pesquisas estão servindo como meio de conscientização para a eliminação de focos do mosquito

Não há como ignorar ou remediar, combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, é questão de saúde pública e, toda a comunidade deve contribuir para que o número de casos diminua ou até mesmo, seja zerado.

A Gerência de Educação, promoveu, durante toda a última semana na Rede Municipal de Ensino de Sonora, atividades integradas e contextualizadas com a temática “Todos Contra o Mosquito Aedes Aegypti”, que além da dengue, também transmite zika e chikungunya.

A gerente de Educação Clotilde de Sousa Silva Castro, explicou que cada escola está promovendo o projeto em um estilo, seja com atividades de artes, filmes educativos, pinturas, oralidade e roda de conversa abordando os sintomas da dengue e as precauções que temos de ter em casa. “A conscientização é voltada para os cuidados que precisamos ter para combater o mosquito da dengue. Em 2023, teve um aumento significativo no número de casos de dengue, afirmou, Clotilde.

Já os alunos do 7° e 8° ano, da Escola da zona rural irmã Araldi Khol ,fizeram pesquisas sobre a dengue, para que pudessem saber mais sobre os sintomas da doença, como é a transmissão e, principalmente, como pode ser prevenida e até mesmo, evitada.

O último Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado no dia 16 de março, mostrou que Sonora está na 28° posição do ranking das cidades em situação de alerta por causa da dengue. Nos três primeiros meses de 2023 o número de casos notificados de dengue registrado pelo município foi de 131.

O último Boletim Epidemiológico SES, também mostrou que Sonora está na 28° posição do ranking das cidades em situação de alerta por causa da dengue.

Combater a dengue é um dever de todos, então, não esqueça de fazer a sua parte, eliminando possíveis criadouros onde o mosquito possa se reproduzir.