Reservar 15 minutos para limpeza do terreno já evita proliferação da dengue

Sonora está com 21 casos de dengue em investigação

Mesmo com incidência de dengue na média em Sonora, a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) e a Gerência Municipal de Saúde reforçam que apenas 15 minutos do dia reservados para o cuidado da casa e do quintal já podem evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

De acordo com o boletim epidemiológico da SES, o município está com 21 casos de dengue em investigação, que coloca a cidade na categoria “média” de incidência da doença.

Para o prefeito Enelto Ramos, os sonorenses não podem relaxar e o cuidado com o quintal precisa ser constante. “É um dever de todos cuidar do ambiente que vive e dar atenção aos locais que podem acumular água, pois o mosquito da dengue pode proliferar até em uma tampinha de água. Estamos em situação amarela, mas vamos trabalhar para Sonora ficar verde no quadro de incidência”, destaca.

A SES tem realizado ações contínuas voltadas ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti. O entendimento é de que a população já sabe o que deve fazer na casa, quintal e nos terrenos baldios, mas que sempre há a necessidade de reforçar o lembrete para que não deixem esses cuidados para depois.

Estima-se que cerca de 80% dos focos de proliferação do mosquito estão nas casas, por isso, a importância de se cuidar de todos os espaços.