Revitalização e ampliação do Hospital em Sonora é entregue pela Prefeitura, Câmara Municipal e diretoria da FUNES

Também foi entregue a sala de ultrassom com toda aparelhagem para exames e a ampliação do box de atendimento de emergência todas equipadas.

Na manhã desta sexta-feira (22), foi entregue pela prefeitura a revitalização e ampliação do Hospital da Fundação Educação de Saúde de Sonora (FUNES), no valor total de R$ 281.720,17. Junto com a reforma do prédio foi entregue uma sala em anexo ao Hospital equipada com um aparelho de ultrassom, que deverá atenderá a demanda dos pacientes atendidos no hospital.

Além da pintura geral do prédio, foram entregues a ampliação do Pronto Socorro, da cozinha, lavanderia e sala para arquivo.

Dentro do valor investido está a doação de empresas e fazendeiros da região, da Pró-Vida instituição sem fins lucrativos que ajudam entidades pelo Brasil, Usina Sonora, recursos públicos da Prefeitura Municipal e devolução do duodécimo realizado pela Câmara de Vereadores no valor de R$ 60 mil.

De acordo com o prefeito Enelto Ramos, o repasse anual da prefeitura à fundação teve um aumento de 32,34% (R$ 980mil) nos últimos três anos, chegando hoje a mais de R$ 4 milhões somente em 2019. No ano de 2016 foram repassados R$ 3.030 milhões, no ano seguinte continuou os R$ 3.030 milhões, já em 2018 foi para R$ 3.632 milhões (aumento de 19,8%) e em 2019 chegou a R$ 4.010.000,00 milhões (aumento de 32,24%).

Enelto lembrou que este repasse é dividido em meses, e ajuda no pagamento das despesas da fundação com funcionários, médicos, enfermeiros, técnicos e outros. Outro ponto destacado pelo prefeito foi o empenho de pessoas da Fundação como a Maria do Badú, o presidente Rodney Forastieri e o diretor Devanir Junior em angariar os recursos junto as instituições como a Pró-Vida e empresários.

“Parabenizo aos vereadores e em especial ao presidente Raphael, que está fazendo um belo trabalho à frente do legislativo que, pela primeira vês na história do município fez devolução de parte do duodécimo, onde 605 da devolução foi destinada à reforma do hospital. A obrigação é do poder público, mas com apoio de todos, tudo fica melhor e mais fácil, assim como a ajuda de comerciantes e empresários da nossa cidade”, destacou o prefeito.

O presidente da casa de leis, vereador Raphael de Lemos, destacou o trabalho de toda equipe da Fundação e parabenizou a administração municipal pelo empenho e dedicação nos investimentos na saúde e lembrou o feito histórico na devolução de parte do duodécimo e estendeu o mérito a todo o legislativo municipal.

O presidente da fundação Rodney, agradeceu a todos pela colaboração para realizar essa obra e também toda equipe do Hospital pela garra e determinação que tiveram nos últimos anos e que agora vão ter um local mais confortável paratrabalhar.

Maria do Badú, uma das pessoas responsáveis pela conquista, em especial a Pró-vida, disse que a luta foi grande, de muitos anos de idas e voltas, mas lembrou que valeu a pena e o resultado foi positivo.

“Agradeço a prefeitura e a câmara de vereadores pelo apoio e por confiar em mim a oportunidade de mostrar meu trabalho. Obrigado aos empresários que ajudaram em mais esta conquista, que é para a população na nossa querida Sonora”, frisou Maria do Badu.

O vice-prefeito José Vicente Schaefer destacou a persistência e força de vontade da Maria do Badú. Agradeceu o olhar especial ao qual a administração municipal tem com a saúde em geral e neste caso com a Fundação. Também lembrou que tudo só foi possível graças ao empenho de todos, assim como o prefeito vai a Campo Grande ou a Brasília em busca de recursos, tem os funcionários e voluntários, como Rodney, que fazem a sua parte a frente de instituições como o Hospital, de forma responsável.