Saúde de Sonora é destaque na 8ª Mostra Mato Grosso do Sul, aqui tem SUS

O município é um dos quatro finalistas de MS que vão representar o estado na 18ª Mostra Nacional Aqui Tem SUS”, que acontecerá durante o XXXVII Congresso da CONASEMS em julho

A Saúde de Sonora mais uma vez ganhou destaque no cenário estadual. No último dia 5 de maio em Campo Grande, Sonora participou da “8ª Mostra Mato Grosso do Sul, aqui tem SUS!”, na oficina ImunizaSUS com o trabalho “Super ação kids: a importância da interlocução da rede de atenção primária à saúde para atingir as metas de imunização.

De autoria de Jéssica dos Santos Silva e coautoria de Laira Rocha, a apresentação foi uma das escolhidas para representar Mato Grosso do Sul na Oficina Nacional, com passagem, hospedagem e a inscrição custeados pelo CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

A Oficina acontecerá durante o XXXVII Congresso do CONASEMS, a ser realizado entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO).

Jéssica, que é enfermeira, coordena o setor de Imunização no município. Já Laira, é nutricionista e coordenadora da Academia da Saúde. “É uma realização como profissionais da Saúde, poder mostrar para o Brasil as ações feitas em nossa cidade que deram certo. Fazemos sempre com muito amor e essa em especial tomou nosso coração, por ser uma ação tão importante e com tanta participação da população, que visa a saúde da criança de forma integral. Estamos muito felizes em representar Sonora com esse projeto”, destaca Jéssica e Laira.

Sobre o Evento
O evento organizado pelo Conselho de Secretarias de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul (Cosems/MS), avaliou 87 experiências inscritas de municípios do Estado para avaliação. Ao todos foram apresentados 29 trabalhos, sendo 18 Experiências Exitosas e 11 ImunizaSUS.
“Foram experiências muito valorosas, os servidores da saúde mostraram a importância do seu trabalho, a maneira que encontram de driblar as dificuldades e levar mais saúde para a nossa população. Ficamos felizes com tantas inscrições e esperamos cada vez mais valorizar os trabalhadores e apoiar os Secretários de Saúde”, reforçou o Presidente do COSEMS∕MS, e secretário de Cassilândia, José Lourenço Braga Liria Marin.

A banca da 8ª Mostra de Experiências, foi composta por: Sandra Regina Cometki Ortega, Gerente de Acompanhamento de Programação de Média e Alta Complexidade; Vanessa Rosa Prado, Coordenadora do planejamento e de Informação em SES; e Silvia Raquel, Bambokian representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde.

Confira o resultado da 8ª MOSTRA MATO GROSSO DO SUL, AQUI TEM SUS – IMUNIZASUS
Macro Campo Grande – SONORA – Super Ação Kids: a importância da interlocução da rede de atenção primária à saúde para atingir as metas de imunização.
Macro Corumbá – CORUMBÁ – Vacinação em massa contra a covid-19 na fronteira Brasil/Bolívia no município de Corumbá-MS, 2021: desafios e conquistas.
Macro Dourados – DOURADINA – Redução de mortalidade infantil indígena com intensificação de imunização do município de Douradina
Macro Três Lagoas – SANTA RITA DO PARDO – Quem ama cuida e vacina, simplicidade na rotina do dia a dia.

Super Ação Kids
A Super Ação Kids é uma ação de imunização proposta pelo setor de Imunização do município e realizada pela Gerência Municipal de Saude de Sonora, que visa o atendimento de crianças a partir de 0 a 7 anos com serviços de pesagem nutricional, atualização de vacinas, suplementação de vitaminas entre outros.
Na última edição, foram realizados cerca de 800 atendimentos num período de 5 horas de trabalho. Todas as unidades de Saúde se mobilizam para receber as crianças que além de brincar nos diversos brinquedos instalados pela Gerência de Saúde, também aproveitam atividades como pinturinha e desenhos.