Saúde oferece grupo de orientação para familiares de pessoas com TOD e TDAH

Reuniões serão realizadas no CAPS Salvador Fernandes Alves

A Gerência Municipal de Saúde de Sonora está oferecendo, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Salvador Fernandes Alves, encontros de apoio aos familiares de crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno Opositor e Desafiador (TOD) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Essa iniciativa surgiu por conta da grande dificuldade que as pessoas, diagnosticadas com esses transtornos, têm com relacionamento intrapessoal na própria família, escola e figuras de autoridade, como explica a coordenadora do CAPS, a psicóloga Franciele Siviero.

“Crianças e adolescentes com esse perfil comportamental são expostas a muitas punições, inclusive físicas, por não conseguir aceitar as imposições de regras sociais. Isso gera um efeito dominó, que não resolve os conflitos, piora as relações interpessoais e prejudica a saúde mental dessas crianças e adolescentes”, detalha Franciele.

Outro fator que merece atenção é que, infelizmente, muitas vezes essas crianças não são diagnosticadas corretamente ainda na primeira infância. “Também tem a questão da família acreditar que apenas uma medicação ou ir ao psicólogo vai garantir a mudança de comportamento da criança e adolescentes, quando na verdade, é necessário um combo de intervenção de forma estratégica para ajudá-los a desenvolver a regulação emocional para o autocontrole e melhoria da qualidade de vida”.

Com a formação do grupo, os familiares receberão orientações para entender melhor as necessidades dos indivíduos com esses transtornos, garantindo o suporte psicossocial pertinente que ajude a melhorar a qualidade de vida, as relações familiares e sociais para amenizar os danos que os comportamentos disfuncionais podem causar. Além de prevenir o desenvolvimento de comorbidades que possam vir a ser desenvolvidas na falta de intervenção correta.

“É importante destacar que a família é fundamental no processo de reabilitação psicossocial. Quando falamos de transtornos mentais iniciados na infância, se torna nosso foco de intervenção desenvolver e manter relações familiares saudáveis, pois a partir daí temos a generalização de relações interpessoais saudáveis nos demais ambientes sociais”, concluiu a psicóloga Franciele.

As reuniões terão início na quinta-feira, dia 4 de maio. Para mais informações, visite o CAPS Salvador Fernandes Alves, que fica na Rua dos Buritis, número 544.