Sebrae leva representante de Sonora para evento de tecnologia em Curitiba (PR)

Smart City Expo é o maior evento sobre cidades inteligentes do Brasil e traz inovações nas áreas de mobilidade, sustentabilidade e conexões

A gerente municipal de Desenvolvimento Econômico de Sonora, Tuany Souza, participou da Smart City Expo Curitiba, realizada na capital paranaense na última semana. A visita foi possibilitada pelo Sebrae/MS, que organizou uma caravana com 61 representantes municipais de Mato Grosso do Sul.

O evento sobre cidades inteligentes é o maior do Brasil e possui reconhecimento em âmbito internacional. Com o tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”, a quarta edição da feira apresentou inovações nas áreas de mobilidade, sustentabilidade e conexões.

A visita-técnica à Smart City Expo Curitiba apresentou aos participantes novas tecnologias com viabilidade de implementação. Além disso, a caravana também passou por locais que são referências de planejamento urbano em Curitiba, mostrando na prática, possibilidades inteligentes e sustentáveis.

Para a gerente municipal de Sonora, o evento mostra que é possível trazer inovação para o Estado. “Essa viagem foi uma provocação aos gestores públicos de Mato Grosso do Sul, pois todos puderam ver que é possível inovar. Curitiba é o centro da transformação digital e a forma como ela conecta as pessoas aos serviços públicos com eficiência e transparência é um show à parte. Lógico que não podemos comparar Curitiba que tem 330 anos com Sonora que fará 35 este ano, mas muita coisa podemos aplicar, basta começar”, destaca Tuany.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça , a instituição atua para apoiar o desenvolvimento local nas cidades contempladas pelo programa e, viabilizar a participação dos gestores públicos em um evento de fomento à inovação, é mais uma iniciativa voltada para estimular a adoção de boas práticas que auxiliem na transformação dos municípios.

“Quisemos mostrar para os gestores que existem ferramentas e soluções que, ao contrário do que alguns pensam, podem ser levadas para os municípios e ter um impacto importante na vida das pessoas. Às vezes uma pequena mudança pode representar uma grande inovação e o poder público precisa estar atento a isso e utilizar a tecnologia ao seu favor”, disse.

O papel da tecnologia nas cidades e as diferentes formas de conectar pessoas a ferramentas que as auxiliem na elaboração de soluções para a melhoria de vida da população foram algumas das principais temáticas levadas para o público pela Smart City Expo Curitiba. O evento – criado em parceria com a Fira Barcelona, organizadora do principal Congresso Mundial de cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress – reuniu 120 especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos.