Sebrae promove primeiro Encontro de Primeiras-damas e Secretárias de Assistência Social

Com ampla programação, evento tem a proposta de levar conhecimento para as mulheres que exercem a liderança e fazem a diferença no contexto social e de negócios

Nesta sexta-feira (18), a primeira-dama de Sonora, Adenir Franco, a gerente de Assistência Social e Trabalho, Calinca Lazzarotto e a coordenadora do Cras, Eliana Lauterer, participaram do primeiro Encontro de Primeiras-damas e Secretárias de Assistência Social dos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS.

Com a proposta de possibilitar networking e levar conhecimento para essas mulheres que exercem a liderança e fazem a diferença no contexto social e de negócios, o encontro foi realizado no Hotel Deville, em Campo Grande, e reuniu, em média, 80 mulheres.

O encontro foi aberto no início da manhã com o pronunciamento do diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, que destacou a importância do papel das participantes no processo de desenvolvimento dos municípios e a relevância do trabalho em conjunto. “Acredito que com a força das mulheres dos municípios podemos transformar realidades. Com o importante papel que desempenham, seja na gestão municipal, à frente de negócios ou em outros postos de liderança, elas podem oferecer novas alternativas para mudar a vida da população, por meio do empreendedorismo. Parabéns a todas as mulheres que estão aqui e acreditam nesse trabalho em conjunto com o Sebrae”, ressaltou Mendonça.

A abertura do evento também contou com a participação da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, que passou uma mensagem para o público por meio de um vídeo. “Gostaria de parabenizar o Sebrae pela iniciativa de unir experiências de vários municípios para alavancar projetos de transformação social. Em Mato Grosso do Sul, vocês, primeiras-damas e secretárias, têm uma nobre missão de transformar seus municípios e contribuir para a redução das diferenças sociais. Vocês inspiram e fomentam o engajamento de outras mulheres, sejam nas causas sociais ou no desenvolvimento de negócios. Continuem firmes nessa trajetória”, expôs Michelle.

Desenvolvimento e empreendedorismo em pauta

Na data, um dos principais assuntos trabalhados com as participantes foi o empreendedorismo como ferramenta para a transformação social.

O tema “Empreendedorismo que transforma” foi abordado em uma palestra ministrada pela diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, que expôs como o empreender pode trazer uma nova realidade, principalmente, para o público feminino, além da importância de as mulheres, enquanto líderes, terem um comportamento empreendedor. “A inclusão social pelo empreendedorismo representa o protagonismo gerando negócios. Quando uma mulher empreende isso reverbera em âmbito econômico e social, além de impactar na qualidade de vida da família dela e do entorno. As instituições internacionais que hoje estudam as melhores práticas de empreendedorismo feminino afirmam isso, então, as primeiras-damas e secretárias que tem o grande desafio de trabalhar na gestão municipal e promover programas, projetos e ações, para transformar realidades precisam ter esse conhecimento e utilizá-lo como aliado nesse trabalho. O empreendedorismo transforma a realidade de mulheres, inclusive, todas nós que estamos em posição de liderança, temos que ter atitudes empreendedoras”, esclareceu Maristela.

Durante o evento, Maristela propôs uma rápida gincana com as primeiras-damas e secretárias, pedindo que elas respondessem em rápidas palavras o que as definem, o que elas fazem de melhor e o que faz o coração delas baterem mais forte. A primeira-dama de Sonora, deu um lindo e emocionante depoimento, comovendo o auditório todo. “Eu aconchego, a gente é mulher, a gente tem esse poder de aconchegar as pessoas que precisam de uma palavra amiga, de um cuidado. O que faz o meu coração bater mais forte, acho que de todas nós é o de ver o desenvolvimento, a superação e o empoderamento das pessoas. Nós viemos a esse mundo como mulher e nós podemos, nós temos o poder de transformar o mundo. Quando vem a maternidade, nós nos tornamos ainda melhores e capazes dessa transformação. Meu coração também bate forte quando vejo a esperança das pessoas por um mundo melhor, uma cidade melhor, por pessoas melhores”, proferiu Adenir Franco.

O encontro também trouxe para as participantes outras seis palestras que envolveram temas como política e desenvolvimento local, além de apresentar projetos sociais considerados cases de sucesso, como o trabalho desenvolvido na comunidade Chã do Jardim, localizada no interior da Paraíba. A coordenadora do projeto, Luciana Balbino, contou que apostou da área do turismo para transformar a realidade local e gerar renda para quem vive na região.

Dentre as palestras, também estiveram histórias inspiradoras de mulheres que se tornaram donas de uma empresa e mudaram de vida, como a Clau Rodrigues. A empreendedora de Chapadão do Sul é proprietária da empresa “Pamonha da Vó Ciça”.

Mãe de quatro filhos, ela começou o negócio como uma alternativa para aumentar a renda da família e atualmente tem uma empresa consolidada que é referência no município.
“Eu vim contar um pouquinho da minha história e mostrar como o empreendedorismo transformou a minha vida, dos meus filhos e da minha comunidade em geral. Em Chapadão do Sul, hoje eu sou referência no âmbito do empreendedorismo feminino e tudo graças ao Sebrae que me mostrou o caminho certo para crescer. Eu não poderia deixar de compartilhar um pouco dessa experiência com as secretárias e primeiras-damas, pois o apoio delas para que as mulheres empreendam é muito importante. É uma forma das mulheres transformarem a vida do seu lar e do município”, enfatizou a empreendedora.