Segundo dia da Expo Sonora traz mais informações sobre o agro e fomenta a economia local com expositores

As atrações da noite ficam por conta do Bonde do Forró, Banda Santa Mônica e Rodeio em Touros

Após uma noite de muita festa, com direito ao espetáculo na arena do rodeio e show com a dupla sertaneja Henrique & Diego, as atividades da Expo Sonora 2023 continuam nesta sexta-feira (2). Destacam-se os 17 expositores presentes na feira, que trazem o que há de mais tecnológico e agregam conhecimentos aos produtores presentes.

De máquinas agrícolas a serviços de inspeção de qualidade, de tudo um pouco você encontra no espaço montado no Clube do Laço Kansas. Entre as empresas está a maior parceira da Prefeitura e da população, a Usina Sonora, que apresentou todos os processos da cana-de-açúcar e como tornam tudo mais sustentável.

“Para a cidade de Sonora, ter a usina Sonora é trabalhar em conjunto, os dois sempre andando lado a lado, assim a cidade cresce e a empresa cresce também. É Muito importante estar nesse evento, podendo expor para as pessoas de fora como é feito nosso processo, conhecerem o nosso açúcar, o nosso etanol, a nossa energia – que hoje temos uma termoelétrica, que nos abastecemos, temos o cuidado de fazer um produto de qualidade e não agredir o meio ambiente”, destaca a analista de projetos da Usina Jéssica Holanda.

Outro grande parceiro da economia local e dos produtores é o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa), que possui 14 municípios consorciados, incluindo Sonora, e atua em vários setores, como infraestrutura e manutenção da qualidade dos produtos de origem animal produzidos.

“Aqui na exposição em Sonora, estamos com material de imagem, mostrando todo o trabalho do consórcio e também expondo os produtos das empresas parceiras que doaram para estarmos mostrando para o pessoal a qualidade dos produtos que são comercializados através do SIM Cointa”, explica o médico veterinário e coordenador do SIM Cointa, Rafael Rezende Ramos.

Palestras

Foram duas palestras durante a manhã, onde o tema inicial foi a produção de milho no Mato Grosso do Sul e a cigarrinha-do-milho, apresentada por Lenon Lovera. “Tema muito importante, pois é uma praga que está assolando por vários anos o estado do MS, é importante conhecer os períodos que ela entra, hora de aplicação. O produtor fica instigado a aprender a fazer o controle para não ter problemas no período de produção. Notei que esse ano, tem muita tecnologia, muita informação, muitas palestras, o evento está incrível e quero convidar a todos a virem participar com a gente”, disse Lenon.

Um dos espectadores da palestra foi o produtor Roberto Callachi, de 55 anos. Ele trabalha com soja, milho e sorgo em Sonora e no Mato Grosso. “As palestras são para termos um controle e aprender a lidar com as pragas. A importância de ter a palestra gratuita para nós, é boa para clarear a cabeça, mostrar como se faz e cuidar das nossas plantações”.

Outra pauta importante tratada foi o panorama da produção pecuária no Estado, com o palestrante Gabriel Mambula. Para ele, o setor caminha para completa modernização, que contribui para inclusão de novas áreas de trabalho, que muitas vezes não se via associada ao agro.

“Nós temos os engenheiros de máquina, desenvolvedores de design, pesquisadores na área de física que precisam entender sobre a pressão que a bomba de vácuo dentro de uma máquina precisa gerar. Desenvolvimento para novos produtos, para borracha de pneu, borracha utilizada em diversas mangueiras dentro de um equipamentos, então tudo isso é importante, assim como a área de tecnologia de software também está totalmente embarcado nas máquinas, existe uma gama de profissões que é aplicada ao agro e que às vezes por não ter o conhecimento, a feira consegue desmistificar e coloca tudo isso aos estudantes”, prospecta Gabriel

Rodeio e show nordestino – A noite, a população terá portas abertas para curtir mais uma noite de festa! O rodeio de carneiros para as crianças começa às 20h, seguido da competição com touros – que é eliminatória. Encerramos o segundo dia de evento com o show da banda nordestina Bonde do Forró e os pratas da casa, Banda Santa Mônica. Não perca!

Viva Sonora 35 anos – A Expo Sonora é uma realização da Prefeitura Municipal, com o apoio da Câmara de Vereadores, Apae, Usina Sonora, Fundação de Cultura e Governo de Mato Grosso do Sul, Famasul, Senar e Sindicato Rural de Sonora. Fique por dentro de toda programação em celebração ao aniversário do município em nossas redes sociais.