Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores emite nota informando ausência de inseticidas em todo o território nacional

Sem inseticidas, ajuda da população é essencial para combater o mosquito Aedes Aegypt

A Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores emitiu nota às secretarias municipais de Saúde informando sobre a ausência de inseticidas em todo o território nacional, que está impossibilitando os trabalhos de fumacê.

Com isso, a recomendação do setor é que os municípios deverão intensificar as ações de manejo ambiental, com objetivo de minimizar as ocorrências de casos e proliferação vetorial.

A nota destaca que “a responsabilidade de aquisição é exclusiva do Ministério da Saúde, tendo em vista que antes das aquisições, os insumos deverão passar por várias análises, de forma a garantir sua eficácia na eliminação vetorial e na garantia que não causará danos ambientais que também é de nossa responsabilidade. O Ministério da Saúde está finalizando a aquisição e logo estará disponibilizando”.

O último Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado nesta segunda-feira (27), mostrou que Sonora está na 28° posição do ranking das cidades em situação de alerta por causa da dengue. Nos três primeiros meses de 2023 o número de casos notificados de dengue registrados pelo município foi de 148 – 17 a mais que o levantamento feito na semana passada.

Combater a dengue é um dever de todos, então, não esqueça de fazer a sua parte, eliminando possíveis criadouros onde o mosquito possa se reproduzir.