Servidores da Obras e Meio Ambiente participam de Encontro de Sustentabilidade em Bataguassu

Evento abordou temáticas como planejamento, gestão e logística reversa

Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo sustentável e o desenvolvimento econômico, uma equipe de Sonora participou do “Encontro Regional da Sustentabilidade”, promovido pelo Sebrae e pelo município de Bataguassu. O encontro, realizado no Centro Educacional Juventude do Amanhã, reuniu os representantes de secretarias municipais de Meio Ambiente, além de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, para discutirem sobre o planejamento, gestão e logística reversa.

Durante o evento, foram realizadas três palestras, duas delas com a participação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e do Tribunal de Contas do Estado que contribuíram com a discussão da temática e expuseram os critérios exigidos pelos órgãos na hora da fiscalização. Também fez parte da programação um momento para troca de experiências e uma visita técnica à Usina de Triagem de Resíduos na Estação de Transbordo Municipal de Bataguassu.

Para a diretora Municipal de Meio Ambiente de Sonora, Ana Venâncio, que participou do evento junto com o gerente Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Antônio João Rodrigues, o encontro foi uma ótima oportunidade para conhecer as técnicas utilizadas na UTR de Bataguassu e que podem ser aplicadas em Sonora. “Precisamos sensibilizar o próximo sobre quão importante é a prioridade em ter o meio ambiente ecologicamente saudável e equilibrado, e para isso temos que incentivar a participação da população”, destacou Ana.

A troca de experiências entre os participantes permitiu uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades na gestão de resíduos sólidos, visando a construção de soluções mais eficientes e sustentáveis para as cidades do Estado.

*Texto com informações do Sebrae.