SONORA: 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Conselho Municipal de Assistência Social e a Gerência Municipal de Assistência Social do Município de Sonora MS realiza nesta quarta-feira (18) a 13º Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Sonora.

A 13º Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Sonora terá início às 07 horas com o tema “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Um dos principais objetivos do tema é fortalecer e reafirmar a Assistência Social como política que garanta direitos aos assistidos. Sendo assim, é necessário debater o acesso aos serviços, as demandas reais, os direitos sociais e o controle social na perspectiva da política de assistência social.

A Conferência é um espaço democrático de discussão, avaliação e proposição das prioridades para as políticas públicas, com a participação dos diversos representantes do governo e da sociedade civil organizada. O espaço aqui proposto tem como foco fomentar e subsidiar o processo reflexivo de que uma conferência necessita para cumprir seu papel: o de conferir a aplicabilidade da Política de Assistência Social, bem como seus desafios para garantir a autonomia e o protagonismo dos Usuários do SUAS, a fim de que estes apontem demandas e encaminhamentos que possam de fato contribuir para o aprimoramento do sistema.

A conferência também tem como objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federal, e eleger delegados para a Conferência Regional de Assistência Social de Mato Grosso do Sul.

A 13º Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Sonora ocorre de forma virtual, com transmissão via facebook da Prefeitura Municipal de Sonora. É importante destacar que a participação popular de forma online é essencial para o sucesso do evento, sendo que qualquer dúvida ou orientação pode ser repassado através do chat.

A realização desta conferência em tempo de pandemia, está sendo um processo desafiador, porém se faz necessário, principalmente diante do contexto social, político e econômico em que a sociedade hoje se encontra, para isto, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Gerência Municipal de Assistência Social uniram forças para que este evento tão importante acontecesse.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) criou alguns espaços para debates para realizar discussões em grupos entre os trabalhadores do SUAS, Usuários e outros segmentos; realizou enquetes virtuais entre os representantes Governamentais, a Sociedade Civil e pessoas interessadas nas políticas públicas de assistência social para criação de propostas de nível municipal, estadual e federal, onde  nesta 13º Conferência Municipal de Assistência Social serão apresentadas para as deliberações.

Link para votação das Propostas conforme os Eixos Norteadores!
Escolha 10 propostas Municipais:
Escolha 02 proposta Estadual:
Escolha 02 Propostas Federal.