Foi montada uma grande estrutura com profissionais da saúde para atender a população rural daquela localidade
Os idosos do Assentamento Carlos Roberto Soares de Melo em Sonora, na terça-feira (26) receberam o Dia da Convivência, onde participaram de atividades física com o educador físico Thon, palestras com a psicóloga Franciele, e com a dentista Yara, atendimento médico com a médica Dra. Thaysa e a fisioterapeuta Dra. Carla e todo acompanhamento com uma equipe completa de profissionais da saúde para dar um atendimento mais que especial à comunidade.
O evento foi realizado pela gerência de saúde da Prefeitura Municipal de Sonora, no posto de saúde da família José da Silva – Extensão no assentamento e contou com atendimento aproximado de 50 pessoas, das 07h30 às 11h30.
Os pacientes puderam tirar várias dúvidas com os profissionais da saúde e aferir pressão arterial, glicemia capilar, e os homens acima de 45 anos obtiveram liberação de exame de PSA. Os participantes aproveitaram o evento ao máximo, já que a única contava com vários atendimentos.
Serviços já disponibilizados no assentamento
A prefeitura reativou o posto de saúde no assentamento, e duas vezes por semana há tendimento no local com a médica Dra. Thaysa, com a dentista Dra. Yara e com a fisioterapeuta Dra. Carla. Assim aproxima mais a saúde da área rural, evitando o deslocamento dos sitiantes até a cidade para atendimento médico, proporcionando conforto e evitando riscos no deslocamento.
A senhora Maria Dalva Silva Rodrigues, de 45 anos de idade e a 17 anos mora no assentamento, disse que está fazendo fisioterapia e que quando iniciou se deslocava até a cidade para realizar as sessões. Ela disse que as vezes ia moto outras vezes de carona em carros de conhecidos, ou de ônibus escolar e que agora, o tratamento está perto de sua casa, e o tratamento está sendo melhor e mais eficaz. “Além dos atendimentos no posto de saúde que tem toda semana, contar com outros profissionais, como no dia de hoje, é muito bom. Estamos cuidando da saúde e se divertindo, confraternizando e é até revigorante para nós. Obrigado a todos e a prefeitura pelo carinho”, disse Maria Dalva.
Já a senhora Ilda Honorato André, no auge dos seus 77 anos disse que a vinda fisioterapeuta foi a melhor coisa que aconteceu no assentamento, disse que uma equipe da saúde vai buscar ela em casa e a leva de volta, isso faz com que ela não precise ir até a cidade para receber o tratamento. Ela comentou ainda que faz pouco tempo que mora ali na comunidade, mas que nunca viu um atendimento igual ao que está sendo oferecido por uma prefeitura para moradores de áreas de assentamentos.
O prefeito Enelto Ramos, disse que a gerência municipal de saúde tem se esforçado bastante e com sucesso para cuidar da saúde do idoso. segundo o prefeito, ações assim são muito importante, para ele, a população rural tem muita carência dos serviços oferecidos pelo poder público devido a distância da sede do município, mas para amenizar isso, a prefeitura municipal tem investido bastante nas melhorias das estradas, pontes, na educação com transportes, uniformes, material escolar, na saúde tem levado para a zona rural médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapias. Ele disse que na segunda e terça-feira, a médica, fisioterapeuta e a dentista atendem na unidade de saúde do assentamento e na quarta-feira essa equipe atende no Chapadão e nas quintas-feiras alternado os atendimentos são nas comunidades do pantanal e 1º de Maio. O prefeito disse que a prefeitura vai instalar uma academia da saúde no assentamento para aumentar a oferta de atividade físicas com acompanhamento à população.