Sonora é o primeiro município da região norte a fazer cirurgias pelo programa Opera MS

Com comprometimento e gestão assertiva, mais uma vez Sonora sai na frente sendo a primeira cidade da região norte a oferecer gratuitamente cirurgias eletivas a pacientes que há tempos aguardavam nas filas das Centrais de Regulação.

Na última sexta-feira (11), no Hospital Municipal Rachid Saldanha Derzi, foram realizadas as duas primeiras cirurgias de hernioplastia inguinal. Ambas em pacientes do sexo masculino com idade entre 70 e 78 anos.

Os procedimentos foram realizados por médicos cirurgiões do quadro de profissionais da Gerência Municipal de Saúde de Sonora.

Ao todos, 95 procedimentos cirúrgicos estão pactuados nesta parceria, sendo os principais: colecistectomia, colecistectomia por videolaparoscopia, Hemorroidectomia, Hernioplastia inguinal (bilateral), Hernioplastia Umbilical, Hernioplastia Epigástrica, Hernioplastia Incisional, Hernioplastia ING/Crural Unilateral e Hernioplastia Recidivante, além de 66 tipos de exames de média e alta complexidade.

Sonora está apta a realizar no mínimo 18 cirurgias por mês e ainda atender as demandas das cidades vizinhas, conforme acordado entre o Governo Municipal e municípios da região norte.

Todos os procedimentos serão bancados integralmente, com recursos próprios do Estado e não devem afetar os atendimentos de urgência e emergência na rede pública de saúde.

Segundo o prefeito Enelto Ramos, o objetivo da Gestão Municipal é resolver definitivamente a demanda represada. “Nossa meta é reduzir a fila de pacientes, folgar o nosso sistema de saúde, mas o que queremos mesmo e que vamos fazer é zerar a fila em Sonora e ainda atender nossos vizinhos” afirmou o gestor.

Para a gerente de Saúde, Indianara Dantas, essa pactuação só trouxe benefícios para a população, ainda mais em meio a uma pandemia. “Esse é de fato um excelente trabalho e veio num bom momento desafogar as filas na Saúde. O paciente faz a cirurgia, volta para casa e dali em diante, tudo será diferente, sem dor, sem a angústia de ter que esperar para ser operado. É uma realização para todos nós”, disse.