Sonora encerra primeiro trimestre de 2023 com alta nos casos de dengue

Aumento dos casos foi de 76% em relação a 2022

Registro feito pelos agentes da Vigilância Sanitária de Sonora

A Gerência Municipal de Saúde de Sonora alerta: em menos de 3 meses, o número de casos notificados de dengue registrado pelo município foi de 131. Os dados são fornecidos pelo setor de Epidemiologia do município.

O levantamento foi atualizado nesta quinta-feira (16) e apontou 22 pessoas contaminadas pela doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti.

No Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), também desta quinta-feira, mostra que Sonora está na 28° posição do ranking das cidades em situação de alerta pela doença. Conforme o Estado, 122 casos estão em investigação e a incidência chega a 618,6 – cálculo feito de acordo com o número de habitantes, atualmente em 19,7 mil.

O mais alarmante é que as chuvas vão continuar nos próximos dias, tornando mais fácil a proliferação. Além disso, como é de conhecimento geral, o aedes aegypti também transmite zika e chikungunya. Até agora, em 2023, três pessoas morrem por dengue no Mato Grosso do Sul.

Não deixe para depois, faça a sua parte na prevenção. Elimine água armazenada que pode vir a se tornar criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.