Sonora estabelece Plano de Segurança nas escolas que inclui detector de metal e botão do pânico

Autoridades locais estiveram reunidas hoje o dia todo para deliberar sobre as ações do Plano de Segurança que tem efeito imediato

O prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, anunciou nesta quinta-feira (13), um Plano de Ação para ampliar a segurança e coibir a violência nas escolas do município. O Plano Municipal de Segurança nas Escolas foi elaborado em parceria com o delegado de Polícia Civil, Allan Patrick da Cruz, comandante da Polícia Militar de Sonora, capitão Rodrigo Yoshimura, subcomandante da PM e presidente do Conselho Municipal de Segurança, Jonatan Dominoni; gerente de Educação, Clotilde Castro, vereadores Dalmi Tuta, Arnaldo Pereira, Joaquim Cassiano, Flávia Vasconcelos, Vera Dantas (participou online), Laudir Jr., Alex Campos, Fabio Sinuca, Deuzimar, Douglas Brasileiro e o presidente da Câmara Municipal, vereador Jansen Peixoto, além do dos diretores das escolas municipais.

Entre as medidas anunciadas estão: implantação de câmeras de segurança nas unidades escolares que ainda não possuem aparato; detectores de metal do tipo manual; a contratação imediata de vigilantes não armados para atuar nos arredores e dentro das escolas; aumentar o muro das escolas; capacitação e treinamento de segurança oferecidos pela Polícia Militar aos alunos e professores; botão do pânico; estudo técnico para a implantação de catracas eletrônicas em todas as unidades escolares.

O prefeito Enelto reforçou a importância da participação dos pais nesse momento. “O cuidado, a atenção vem de casa. Precisamos dar mais atenção aos nossos filhos, observar comportamentos, olhar o celular sim, verificar o caderno, a mochila, o histórico de pesquisas no computador e no celular, temos que estar presentes, abertos e sermos mais participativos possível. Só assim, iremos acabar com esse mal que está destruindo as nossas crianças, os nossos jovens”, pediu o prefeito.

Após a reunião, o chefe do Executivo e o presidente da Câmara Municipal, Jansen Peixoto e demais vereadores, pactuaram a contratação de empresas especializadas em segurança e todos os equipamentos necessários para a imediata implantação do Plano Municipal de Segurança nas Escolas.

O prefeito Enelto, informou ainda, que encaminhará para a Casa de Leis, projeto que autoriza o repasse de recursos para o Conselho Municipal de Segurança para a contratação de profissionais em vigilância que irão atuar em todas as escolas da cidade.