Sonora inaugura Castramóvel e oferece de graça serviço que custa em média R$ 500

A Prefeitura de Sonora inaugurou na manhã de hoje (18), a Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel) adquirida pelo município, através de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Marcio Fernandes (MDB).

A unidade móvel de castração iniciou seus trabalhos atendendo cães machos que foram previamente cadastrados pelos seus tutores na Vigilância Sanitária do município. Segundo a gerente de Saúde, Indianara Dantas, futuramente, cães fêmeas e felinos também serão atendidos pelo serviço de castração gratuita.

O Castramóvel de Sonora foi adquirido através de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil destinada em 2019 pelo deputado estadual Marcio Fernandes com contrapartida do município. Fernandes que também é médico veterinário já levou o projeto de castração para dezenas de cidades e pretende atender todas as 79 cidades do Estado.

Nesta primeira etapa de funcionamento do serviço, foram castrados 30 cães machos que após a cirurgia, receberam o RG Animal e um kit com medicamentos para o pós-cirúrgico, contendo antibióticos, anti-inflamatórios e pomada cicatrizante. Os tutores também foram orientados pelo médico veterinário Jozino Junior quanto as práticas para uma boa recuperação.

Junto do prefeito Enelto Ramos, o deputado aproveitou a oportunidade para anunciar a destinação de emenda no valor de R$ 150 mil para custeio de insumos para o Laboratório Municipal.