Sonora informa que vacinas da AstraZeneca foram aplicadas dentro do prazo de validade

A Prefeitura de Sonora, por meio da Gerência Municipal de Saúde, informa que não foram aplicadas doses de vacinas vencidas na população sonorense.

Segundo a gerente de Saúde de Sonora, Indianara Dantas, o lote de número 4120Z005 com vencimento em 14 de abril, chegou em Sonora no dia 25 de janeiro e as vacinas foram administradas na população no dia 26 de janeiro, como primeira dose, portanto, as vacinas foram aplicadas dentro do prazo de validade do lote.

Já a segunda dose, lote de número 213VCD004W, que foi aplicada no dia 15 de abril, vencerá somente no dia 05 de setembro de 2021.

A Secretaria de Estado de Saúde também emitiu nota oficial informando que todas as vacinas aplicadas em Mato Grosso do Sul foram dentro do prazo de validade.

“O sistema do SI-PNI computa a dose pela data de lançamento no sistema e não pela data de aplicação. Alguns municípios não alimentaram o SI-PNI desde o inicio realizando o lançamento posterior, com isso ficou no sistema a data de lançamento no sistema, como se fosse a data de aplicação.

Também foi relatado por municípios oscilação do Sistema do SI-PNI, não sendo possível o lançamento no sistema na data da aplicação. Todas as doses foram aplicadas dentro da validade das doses.”