Sonora inicia aplicação da primeira fase da vacina bivalente contra Covid-19

De acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, as doses vão são destinadas ao primeiro grupo prioritário

Foto: Álvaro Rezende/SES MS

A Gerência Municipal de Saúde de Sonora recebeu as primeiras doses da vacina Pfizer Bivalente, contra a Covid-19, e inicia nesta quarta-feira (15) a aplicação no grupo prioritário. Nessa fase, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) repassou 288 doses, que vai atender seis grupos de pessoas.

O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina Covid-19 bivalente (reforço) a partir dos 12 anos de idade, para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes.

O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Grupo prioritário 1
– Pessoas de 70 anos e mais;
– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
– Pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos;
– Indígenas a partir de 12 anos;
– Ribeirinhos a partir de 12 anos ;
– Quilombolas a partir de 12 anos;

É importante reforçar que as doses disponíveis neste momento nas salas de vacinação são eficazes contra a doença e protegem contra casos graves e óbitos. Todos devem procurar os postos de vacinação mesmo após o prazo para a dose de reforço.

Locais de imunização: Nesta quarta-feira (15), a equipe da Gerência Municipal de Saúde estará realizando a aplicação nas Unidades de Saúde Bom Futuro (ESF 3) e Vista do Lago (ESF 4). Já na quinta-feira (16), também haverá aplicação durante o Plantão de Imunização especial de pré-carnaval, no período da noite no Parque da Cidade.

Foto: Álvaro Rezende/SES MS