Sonora promove vacinação contra gripe neste sábado (8/1) nas ESF 1 e 4

A Prefeitura de Sonora, por meio da Gerência Municipal de Saúde, promove neste sábado (8), vacinação contra gripe/Influenza para toda a população acima de 6 (seis) meses de idade, nas Estratégia Saúde da Família (ESF) 1 e 4.

O horário da vacinação é das 8h às 11h e todos aqueles que não se vacinaram na última campanha de vacinação realizada em 2021, podem se vacinar.

A vacina contra Covid-19 e Influenza podem ser tomadas simultaneamente ou em qualquer intervalo, de acordo com o Ministério da Saúde. Não há interferência ou alteração na eficácia das vacinas se tomadas no mesmo dia.

A vacina protege contra os vírus da Influenza A e Influenza tipo B. É importante se vacinar para evitar a proliferação do vírus, testes positivos, internações e óbitos por Influenza.

A vacina contra gripe deve ser tomada anualmente. O indivíduo não pode receber a vacina caso esteja gripado. Neste caso, recomenda-se curar para depois receber a vacina.

As reações da vacina mais comuns são dor, vermelhidão ou inchaço no local da agulhada, febre, calafrio, dor de cabeça e dor no corpo.

Dados do boletim epidemiológico Influenza apontam que 91 casos de Influenza foram confirmados em Mato Grosso do Sul, sendo todos da gripe A – H3N2. Com isso, o Estado enfrenta epidemia de gripe A.

O Estado tem cinco óbitos pela doença. As mortes são dos municípios de Campo Grande, Dourados e Corumbá.