Sonora realiza Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes

A Gerência Municipal de Saúde de Sonora, realizou no último sábado (16), o D de Multivacinação para menores de 15 anos, em todas as ESF’s do município.

Segundo a gerente de Saúde, Indianara Dantas, o objetivo da ação é atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas e diminuir a incidência das doenças que podem ser prevenidas com vacinas.

Das 291 crianças e adolescentes que compareceram nas unidades de saúde, 217 estavam com a carteirinha em dia e somente 74 crianças precisaram tomar vacinas que estavam atrasadas.

A campanha teve início em 1º de outubro e se estende até o dia 29 deste mês. Mesmo fora dos períodos de campanha, as salas de vacinação permanecem abertas, portanto, pais e responsáveis podem levar suas crianças e adolescentes com menos de 15 anos, a um posto de saúde para completarem a caderneta de vacinação, até o fim do mês.

Ao todo, são 18 vacinas ofertadas que fazem parte do calendário vacinal da criança e do adolescente e estão disponíveis em todos os postos de saúde.

As vacinas disponibilizadas na Campanha Nacional de Multivacinação para crianças menores de 7 anos de idade são: BCG, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus influenza tipo B), VIP (poliomielite inativada), VOPb (poliomielite atenuada), Rotavírus, pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Hepatite A, Hepatite B, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e Varicela.

Para crianças a partir dos 7 anos e adolescentes menores de 15 anos de idade são: Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), dT (difteria e tétano), HPV, Meningite ACWY, Hepatite B e dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular para adolescentes gestantes.