Sonora recebe R$ 5,5 milhões em investimentos no seu 33° aniversário

Sonora completou 33 anos nesta quinta-feira (3) e, motivos para comemorar não faltam, pois a cidade ganhou inúmeros presentes que vão contribuir ainda mais para o seu crescimento!

A Prefeitura autorizou R$ 5,5 milhões em obras que serão executadas com recursos municipais, estaduais e federais. As ordens de licitações foram assinadas em solenidade restrita realizada no pátio da prefeitura, ao ar livre, seguindo todas as medidas de biossegurança, como o distanciamento e uso de máscara e álcool em gel.

Com a participação do prefeito Enelto Ramos, vice-prefeito Valter Rodrigues, primeira-dama Adenir Franco, gerentes das pastas, presidente da Câmara Municipal de Sonora, o vereador Dalmi Tuta e os vereadores do município, foram autorizadas importantes obras de infraestrutura.

No bairro Novos Tempos I a Prefeitura vai investir R$ 1 milhão de recursos próprios para drenar e asfaltar trechos de seis ruas: Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro e Copacabana.

Para a educação, foram aprovadas obras de reformas e ampliações das escolas José Guilherme Farinon, com investimento de R$ 360 mil e a extensão da Irma Araldi Kohl com investimento de R$ 274 mil. Já para a Saúde, a ordem de licitação para a reforma do Posto de Saúde da Família e Academia da Saúde, todas no assentamento Carlos Roberto Soares de Melo também foi assinada.

A Prefeitura Municipal de Sonora também recebeu recurso de R$ 150.000,00 do deputado estadual Marcio Fernandes, que será aplicada no laboratório municipal.

A Assistência Social, importante pasta do município, foi assinada ordem de licitação para a reforma e ampliação do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e teve como testemunha a primeira-dama do município, Adenir Franco, que se dedica voluntariamente ao social promovendo diversas ações de assistência e acolhimento. Na obra serão investidos R$ 330 mil, aproximadamente, de recursos municipais.

O município também vai investir cerca de R$ 568 mil na drenagem da avenida Antônio de Oliveira Neto, antiga João Leite Schimidt, para melhorar o escoamento das águas pluviais. De recursos municipais serão investidos, ainda, R$ 800 mil na duplicação da rede de drenagem e dissipador do rio Correntes. Essa obra vai captar, escoar e lançar águas pluviais do Sol Nascente, Vista do Lago, Jardim dos Estados I e II e Novos Tempos II, assim como de outros bairros que vierem a se formar na região.

Para melhorar a frota da gerência de Obras, a prefeitura assinou ordens de compras para uma motoniveladora e um caminhão pipa, que vão custar cerca de R$ 1,1 milhão, mais um caminhão pipa, grade e reboque tanque, por R$ 490 mil, e um caminhão prancha para o transporte de máquinas, por R$ 519 mil. Todos os veículos serão adquiridos com recursos federais e contrapartidas da Prefeitura.

Com o objetivo de asfaltar 100% dos bairros de Sonora, licitação para obras de 200 mil metros quadrados de recape em diversas ruas do município também foi assinada.

Também foram entregues 5 veículos para a frota da administração. Para o transporte de crianças e adolescentes da área urbana e rural, um ônibus escolar, adquirido com recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação com contrapartida do município, para atender as demandas da Gerência de Educação, Esporte e Lazer, um microônibus, uma Doublo com câmara isotérmica que fará a distribuição da merenda nas escolas da cidade, uma Doubló para o transporte de pacientes que fazem hemodiálise em outras cidades e um caminhão baú refrigerado destinado à agricultura familiar, adquirido através de convênio com o Ministério da Agricultura.

Além da entrega de veículos e assinaturas de ordem de serviços para atender diversas áreas de Sonora, foram inauguradas obras importantes para a população.

Em carreata, lideranças locais estiveram no Hospital onde foi mostrada a recepção que foi totalmente reformada e depois seguiram pelas ruas que receberam obras de drenagem e pavimentação. Após uma parada rápida no CMEI Osório Valeis para a inauguração da sala de informática, seguiram para o Assentamento Carlos Roberto Soares de Melo para o descerramento da placa em homenagem ao jornalista Junior de Souza e para a inauguração da ponte de concreto sobre o rio Seriema.

Por fim, às 18h30, foi realizada uma Live para apresentar todos os recursos que o município recebeu e ainda vai receber nesse aniversário de 33 anos. A transmissão foi apresentada pela jornalista Ellen Rocha e teve a participação do prefeito, da primeira-dama, do vice-prefeito Valter Rodrigues do presidente da Câmara de Vereadores, Dalmi Tuta e da repórter mirim, Sofia. A Live mostrou diversos vídeos feitos em comemoração à data e contou com a parabenização virtual de personalidades políticas.