Sonora tem melhora expressiva na avaliação do Previne Brasil

Município saiu da 31° colocação para a 15° no ranking estadual em apenas 12 meses

O município de Sonora está em crescente melhora no Previne Brasil, saindo do patamar 2.8 para 8.6, chegando a 15° posição no ranking das cidades sul-mato-grossenses. Os índices mostram o desempenho da Saúde no atendimento primário à população e, quanto melhor está, mais repasses federais são realizados e, com isso, aumentando o investimento nos diferentes setores da Saúde Pública. 

Só no primeiro semestre de 2023, Sonora foi avaliada em sete indicadores e todos eles alcançaram a escala azul ou verde de resultados positivos. As três primeiras avaliações são de gestantes com consultas pré-natais realizadas a partir da 12ª semana de gestação, resultando em 68 mulheres; 74 gestantes realizaram testes de sífilis e HIV; além de 85 garantiram atendimento odontológico. 

Outro indicador é a cobertura de exames citopatológicos, conhecido popularmente como “preventivo ginecológico”, em que Sonora registrou 23 exames. Já as crianças com a caderneta de vacinação completa com até 1 ano de idade, somaram 84. 

Já nos acompanhamentos de rotina, foram 38 pacientes hipertensos com a pressão arterial aferida frequentemente e 37 diabéticos com acompanhamento da hemoglobina. Os resultados mostram o empenho das equipes da Gerência Municipal de Saúde em alcançar toda população com atendimento de qualidade e, principalmente, preventivo. 

“O financiamento da atenção primária é calculado em quatro componentes: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo financeiro com base critério populacional e incentivo para ações estratégicas. Com esses resultados positivos, com mais informação da população, garantimos um atendimento de qualidade para todos”, defende a gerente municipal de Saúde de Sonora, Indianara Dantas. 

Esse programa do Governo Federal tem o objetivo de incentivar as prefeituras a cadastrar mais usuários nos postos de saúde para ampliar o vínculo entre pacientes e equipes, equilibrar valores financeiros per capita referentes à população cadastrada e incentivar a adesão a programas específicos como o Saúde na Hora (ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde), o Informatiza APS (dados digitais dos pacientes pelo Prontuário Eletrônico) e o Consultório na Rua.

O componente de captação ponderada considera fatores de ajuste como a vulnerabilidade socioeconômica, o perfil de idade e a classificação rural-urbana do município, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por meio deste cadastro é possível estimar o quantitativo da população que poderá fazer uso dos serviços prestados nas Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF), oferecendo subsídios ao planejamento na oferta de serviços e o acompanhamento dos indivíduos, famílias e comunidades.