Top 5 serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Sonora

A Prefeitura Municipal de Sonora oferece diversos serviços gratuitos à população por meio das Gerências Municipais ou em parceria com outros órgãos. Talvez você não saiba quais são ou só está desinformado das ações que a Administração Municipal tem realizado no município, por isso, separamos os principais serviços que são oferecidos pela Prefeitura gratuitamente em diversas áreas, confira.

Sala do Empreendedor – A Sala do Empreendedor é o local de atendimento dentro da Prefeitura onde agentes do Sebrae em parceria com a Prefeitura, orientam sobre os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). Lá você pode tirar dúvidas sobre empreendedorismo entre outras informações que te ajudarão com o seu negócio. Tudo de forma gratuita.

Distribuição de métodos contraceptivos nas ESF’s – nas unidades de saúde de Sonora você encontra anticoncepcionais, preservativos, teste rápido de gravidez, teste rápido HIV, sífilis, hepatite B e C. A Prefeitura em parceria com o Governo do Estado possibilita o acesso de medicamentos e testes à toda população de forma gratuita o ano todo.

Castração de cães e gatos – A Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel) realiza castração de cães e gatos gratuitamente uma vez ao mês. O serviço precisa ser previamente agendado pela Vigilância Sanitária, na Rua da Alegria, nº 9 – Sala A, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O telefone para contato é o (67) 3254-3025. A data da castração é divulgada pela Prefeitura nas redes sociais (Facebook e Instagram), sempre com antecedência.

Vacina contra a Covid-19 – Sim! A vacina contra a Covid-19 é oferecida gratuitamente pela Saúde de Sonora em pontos estratégicos da cidade e mesmo assim, muitas pessoas não têm comparecido aos locais para a completa imunização contra o vírus. Vale lembrar que o imunizante só apresenta eficiência se as duas doses da vacina forem efetuadas. Quem ainda não tomou a 2ª dose, deve procurar o Posto de Saúde mais próximo e se informar sobre os pontos e dias de vacinação.

Vacinação Antirrábica – A vacinação antirrábica animal representa a ação mais importante na prevenção do aparecimento da doença, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. O imunizante está sendo disponibilizado para cães e gatos com mais de três meses de vida na Vigilância Sanitária do município e os tutores de pets podem ir buscar a vacina até o dia 31 deste mês.

Mutirão da Limpeza contra a dengue, Chikungunya e Zika – Comece a limpar o seu quintal. No dia 3 de novembro começa o mutirão de limpeza da Campanha “Aqui o mosquito não entra”, de combate ao mosquito da dengue, chikungunya e zika. O caminhão da limpeza da Prefeitura passará em todos os bairros, rua por rua, nas datas estipuladas no cronograma abaixo:

03-11AV DA CHÁCARAS À AV DO POVO, RUA RORAIMA ATÉ A RIO DE JANEIRO
04-11AV DA CHÁCARAS À AV DO POVO, RUA 03 DE NOVEMBRO ATÉ A RUA CHICO MENDES
05-11AV DA CHÁCARAS À AV DO POVO, AV WILSON BARBOSA MARTINS ATÉ A RUA DO CEDRO
08-11AV DA CHÁCARAS À AV DO POVO, RUA DOS TRATORISTAS ATÉ A RUA DAS PERAS
09-11AV DA CHÁCARAS À AV DO POVO, RUA DOS OPERADORES ATÉ A AV JOÃO LEITE SCHIMIDT
10-11RUA DAS AROEIRAS À AV MARCELO MIRANDA SOARES, RUA FORTALEZA ATÉ RUA PIAUÍ
11-11RUA DAS AROEIRAS À AV MARCELO MIRANDA SOARES, RUA 03 DE OUTUBRO ATÉ A RUA CHICO MENDES
12-11RUA DAS AROEIRAS À AV MARCELO MIRANDA SOARES, DA AV WILSON BARBOSA MARTINS ATÉ A RUA DOS OPERADORES
16-11RUA DAS AROEIRAS À AV MARCELO MIRANDA SOARES, DA RUA BEAT ROLF STUCKI ATÉ A AV JOÃO LEITE SCHIMIDT
17-11RUA ADALBERTO BOZOKI À RUA GIRASSOL, DA RUA PERNAMBUCO ATÉ A RUA PADRE ANCHIETA
18-11RUA DIONE GRISON DUTRA À RUA VIOLETA, DA AV WILSON BARBOSA MARTINS ATÉ A TRAVESSA DO TRABALHADOR