Transparência: Saúde divulga escala e disponibilidade dos veículos da Prefeitura para atendimento da população

Para conhecimento da população, Sonora conta atualmente com 9 veículos para atender a população

A Prefeitura de Sonora vem anunciando a entrega de veículos novos para a Gerência Municipal de Saúde, para realizar o transporte de pacientes/acompanhante que necessitam se deslocar de Sonora para receber o atendimento especializado, como consulta, exame, procedimento e cirurgia agendados na Capital, Coxim, bem como para outras cidades ou mesmo outros Estados.

O Setor de Regulação da Gerência Municipal de Saúde coordena o serviço de transporte para pacientes em tratamento Médico Fora do Domicílio destaca que as entregas estão sendo de suma importância para substituição dos veículos antigos, que já estavam obsoletos e requerem manutenção constante, prejudicando assim o andamento do serviço.

Para conhecimento da população, Sonora conta atualmente com 9 veículos para atender a demanda acima citada:

01 Ônibus com capacidade para 44 passageiros, adaptado para cadeirante (em manutenção)
01 Micro-ônibus com capacidade para 31 passageiros (em manutenção)
01 Van com capacidade para 15 passageiros, adaptado para cadeirante (em manutenção)
01 Van com capacidade para 15 passageiros – em uso
04 Carros (YARYS/CRONOS/TORO) com capacidade de 4 passageiros cada – em uso
01 Doblô com capacidade para 6 passageiros – em uso

Se colocarmos os números no papel, é importante destacar que o percurso Campo Grande – Sonora, contando ida e volta, é de 774 km. Em uma única semana, esses veículos rodam mais de 3 mil quilômetros, sendo que a média para revisão e manutenção de um carro é de 10 mil km percorridos, além de intercorrências que podem acontecer na estrada. Por isso, um ônibus, uma van e um micro-ônibus estão na oficina para manutenção, alguns até no aguardo de peças importadas.
Vale salientar que os 11 pacientes RENAIS em tratamento de HEMODIALISE nas cidades de Coxim/MS e Rondonópolis/MT fazem uso de veículos três vezes por semana ininterruptos.

O município tem como uma de suas obrigatoriedade atender os sonorenses em suas necessidades no que tange a saúde. Quando a necessidade deste individuo é transporte público para [TMFM] – Tratamento Médico Fora do Município, a PRIORIDADE é para os pacientes/acompanhantes do Sistema Único de Saúde [SUS] e Centro de Especialidades Médicas {CEMED] uma parceria do município com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul [UFMS] parceria esta firmada para suprir a grande demanda reprimida do [SUS]. Não deixando de encaixar em vagas disponíveis os pacientes/acompanhantes dos Convênios [CASSEMS, UNIMED e SÃO FRANCISCO] bem como os Particulares e Tabelas Sociais “onde a possibilidade de reagendamento é mais flexível”.

Motivo da prioridade: O Sistema Único de Saúde (SUS), trabalha com cotas através da [PPI]. O município referência para os agendamentos de Sonora é Campo Grande 360 km de distância. Diante disso reforçamos que é notório que a morosidade do agendamento ocorra, aja visto que a Capital atende uma demanda significativa de pacientes de vários municípios.

Situação: Sempre que um paciente não comparece ao agendamento do Sistema Único de Saúde [SUS] independente do motivo incluindo a “falta de transporte” é necessário que a solicitação seja reincidida no SISREG/SUS com justificativa, ocasionando assim um transtorno ainda maior, pois este paciente entrará na fila de espera novamente e terá que esperar por uma nova vaga para seu agendamento.

Penalidade: Além do agravando no quadro clínico do paciente diante da morosidade o não comparecimento do mesmo acarretará na “perda de cotas”, para próxima avaliação da [PPI] do município em decorrência da remarcação.

Outros veículos da Gerência de Saúde:

Equipes de Saúde da Família do Estratégia Saúde da Família (ESF) – URBANO
01 Renault Kwid para visita/atendimento médico/enfermagem;
01 Ford Curier é utilizado para transporte de oxigênio.
Equipe de Saúde da Família do Estratégia Saúde da Família (ESF) – RURAL
01 Renault Kwid para visita/atendimento médico/enfermagem e psicológico;
01 Ambulância para atendimento urgência/emergência.
Para o monitoramento da Vigilância em Saúde
01 Fiat uno
01 Fiat UP
Para os pacientes de Fisioterapia (urbano/rural)
01 Fiat Argo

A Prefeitura garante que todos os esforços para o transporte dos pacientes do SUS ou dos Convênios, são feitos, mas que a logística precisa ser compreendida, pois prioriza a segurança dos munícipes.