Vacina da Pfizer começa a ser aplicada em quem tomou 1ª dose da AstraZeneca em Sonora

Intercambialidade: A Secretaria de Estado de Saúde autorizou os municípios a realizarem a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer nas pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca ou Coronavac

A Prefeitura de Sonora, por meio da Gerência Municipal de Saúde, começa a aplicar nessa quarta-feira (15), a segunda dose da vacina da Pfizer nas pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca. A vacinação será feita no Salão Paroquial, das 7h às 11h. Mas atenção: a segunda dose do imunizante da Pfizer é destinada para aqueles que tomaram a primeira dose da AstraZeneca até o dia 29 de junho, conforme calendário de imunização.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou que o Ministério da Saúde atrasou o envio dos lotes de AstraZeneca, devido à falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produção de doses pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Para não atrasar o calendário vacinal, autorizamos os municípios aplicarem a D2 de Pfizer nas pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca e precisam completar o esquema vacinal”, disse.

A intercambialidade entre as vacinas foi liberada pelo Ministério da Saúde através da nota técnica 6/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, quando não for possível aplicar a segunda dose com o imunizante do mesmo fabricante.

Com informações: Secretaria de Estado de Saúde

Link para acesso: https://www.saude.ms.gov.br/secretaria-de-estado-de-saude-autoriza-aplicacao-da-segunda-dose-da-pfizer-para-quem-tomou-astrazeneca-e-coronavac/