Vacinação contra Influenza deve ser ampliada para toda população na segunda quinzena de maio

Após recomendação da SES e Cosems, a Gerência Municipal de Saúde de Sonora organizará as ações voltadas paras pessoas acima de 6 meses

Foto: Rodrigo Nunes | Ministério da Saúde

Foi recomendado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/MS), nesta quinta-feira (4), a ampliação da recomendação da dose contra a Influenza para toda a população acima de 6 meses, a partir da segunda quinzena de maio.

Até o dia 03/05 Mato Grosso do Sul havia recebido 784.450 doses do imunizante, a previsão é de que o próximo carregamento chegue ao Estado no dia 05/05, com 96.000 doses.

O Presidente do Cosems/MS José Lourenço Braga Liria Marin, até o início da semana, 204.066 doses já haviam sido aplicadas, cerca de 20,70% do público alvo. “Os municípios do MS já estão autorizados a começar a vacinação geral, conforme disponibilidade de doses. Quanto antes a população se imunizar melhor será, a vacina protege todos. Você, seus amigos, seus familiares”.

Sonora

Atualmente, o município está imunizando as pessoas dos grupos prioritários, em todas as unidades de saúde. De acordo com a Gerência Municipal de Saúde de Sonora, após o dia 15 será realizada uma grande ação de imunização e, após isso, as doses devem ser divididas para os postos de saúde.

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

*Texto com informações do Cosems/MS