Vice-prefeito Valter participa de encontro estadual de prefeitos e secretários em Bonito

Realizado pelo Sebrae de MS e MT, evento aconteceu em Bonito e trouxe palestras e proporcionou a troca de experiências

O vice-prefeito de Sonora e gerente de Desenvolvimento de Negócios, Valter Almeida e o procurador jurídico do município, Helder Soares, participaram na segunda e terça-feira, dias 4 e 5 de outubro, do Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários de Desenvolvimento que atuam nos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora do Sebrae nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Realizado em Bonito (MS), o evento fechado teve como tema central “Conectar para transformar” e contou com uma ampla programação voltada para trabalhar a liderança dos gestores públicos, promover boas práticas e apresentar iniciativas inovadoras capazes de impulsionar o crescimento das cidades e melhorar a qualidade de vida da população.

Por meio de videoconferência a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou do evento e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo programa Cidade Empreendedora e do conteúdo apresentado durante o encontro. “Falar sobre gestão e aplicá-la é algo que faz a diferença, além disso, o Cidade Empreendedora permite que os prefeitos tenham os municípios na mão. Estamos passando por um momento difícil, de inflação e crise energética, e há uma série de desafios que precisam ser enfrentadas pelos gestores municipais, e com conhecimento e gestão é possível fazer a diferença”, comentou a ministra.

Durante todo o dia, o Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários de Desenvolvimento promoveu dois painéis e onze palestras.  Na manhã de segunda-feira (4), o cronograma foi aberto por um painel que teve como tema central “Desenvolvimento sustentável, nova economia e suas perspectivas”. Entre os palestrantes esteve Jaime Verruck que expôs a agenda de desenvolvimento para o Estado de Mato Grosso do Sul.

Além dele, também participou do painel, Eduardo Riedel com a abordagem do tema “Gestão pública para resultados e eficiência de recursos”; e o procurador-geral adjunto de justiça institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPE/MS), Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, com uma palestra sobre o papel do MPE para o desenvolvimento dos municípios.

Também durante a manhã, foi realizado o segundo painel “Sonho compartilhado e a visão de futuro de um território” com a presença do empreendedor, case de sucesso, Geraldo Rufino, e do empresário Augusto Barbosa Mariano, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito.

Já no período da tarde, secretários e prefeitos se dividiram para participar de programações distintas que aconteceram de forma simultânea. Para os líderes do executivo, foram realizadas cinco palestras que abordaram temas como a transformação digital do desenvolvimento, a importância no Plano Plurianual para lidar com desafios, e de que maneira as equipes que atuam na administração pública podem ajudar a impulsionar o desenvolvimento.

Os secretários participaram de quatro palestras voltadas para as áreas de sustentabilidade e inovação; que falaram também a respeito do papel da função que desempenham, além da apresentação de boas práticas. Uma delas foi ministrada pelo conselheiro do CDE do Sebrae/MS e secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, que apresentou formas de utilizar as potencialidades do município para promover o desenvolvimento.

Por fim, no final da tarde, os secretários e prefeitos se uniram novamente e participaram de duas palestras – uma apresentou estratégias para que os municípios consigam atrair novos investimentos e a outra teve a proposta de expor aos participantes boas práticas para impulsionar o ciclo virtuoso da economia por meio das compras públicas. No período da noite, o grupo participou de um momento de networking e troca de experiências.

Com informações: Sebrae/MS.