Viva Sonora: para agregar tecnologia e inovação, confira as palestras da Expo Sonora

Exposição voltada para o agronegócio faz parte das ações em celebração aos 35 anos do município

Além de shows e rodeios, o Viva Sonora 35 anos também traz conhecimento para o setor agropecuário, com a 2ª Exposição de Tecnologia e Inovação no Agronegócio – a Expo Sonora 2023. Realizadas no Clube do Laço Kansas, serão palestras com especialistas e mostras do que há de mais moderno para o setor produtivo.

O evento começa às 8h desta quinta-feira, dia 1°, com a abertura para credenciamento. A primeira palestra, marcada para 9h, é com o engenheiro agrônomo Adriano Betinardi, que traz todo conhecimento sobre fertilidade do solo e nutrição das plantas. Tema de extrema importância, pois envolve o manejo dos nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. Esse manejo sempre busca atingir os objetivos de produção. Até porque 60% da produtividade agrícola depende da fertilidade do solo.

Ainda na quinta-feira (1), o assunto é investimentos, com o engenheiro agrônomo  e assessor do Sicredi, Filipe Kaliloski, a partir das 10h. Ele tratará do que está em alta no mercado, que são as Commodities Agrícolas, além do mercado atual, perspectivas futuras do setor e crédito. É importantíssimo estar atualizado, já que a previsão é que o PIB agropecuário cresça 10,9% em 2023, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), incentivado sobretudo pelo aumento de 13,4% na produção vegetal (com destaque para milho e soja).

No segundo dia de palestras, na sexta-feira (2), Lenon Henrique Lovera fala sobre a produção do milho em Mato Grosso do Sul e a cigarrinha, a partir das 8h. A cigarrinha-do-milho é considerada uma espécie-praga de elevada importância econômica para a cultura, sendo necessário está sempre por dentro de como prevenir e combater.

Por fim, às 9h, Gabriel Mambula traz o panorama da produção pecuária no Estado. Destacamos que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estima para a pecuária um valor de R$ 20,02 bilhões em 2023, o que representa uma variação de -7,00% comparado com o ano de 2022. Em relação ao setor agropecuário como um todo, a pecuária deve responder por 26,41% do VBP do setor estadual. No ranking nacional, por sua vez, o estado ocupa a posição de 8º entre as 27 Unidades da Federação. Entre os componentes do VBP da pecuária, a produção de Bovinos é responsável pela maior parte dos valores estimados, representando em 2023 uma proporção de 74,47%.

Viva Sonora 35 anos – Fique por dentro de toda programação em celebração ao aniversário do município em nossas redes sociais.